Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Representations and Conceptual Understanding in Mathematics: A Case Study

Transmissão através de Videoconferência

Por José Ferreirós (Universidade de Sevilha).

Abstract: It is well known that visual representations are not allowed in the modern mathematical practice of proof (from 1900 on). This is a strong contrast with ancient mathematics, which was often built around diagrammatic representations. The modern idea of proof is purely logico-linguistic, but several studies have shown that visuo-spatial representations keep playing important roles in the practice of maths. At the same time, the proof-theoretic approach, despite its successes, has been unable to fully justify mathematical knowledge. The question becomes particularly pressing and difficult with respect to analysis and set theory, which make strong existence claims (rejected by constructivist mathematicians). It's precisely at this point that deep issues concerning 'conceptual understanding' emerge: (most) mathematicians are convinced of the acceptability and consistency of analysis and basic set theory, yet their conviction must have a source different from mere deductive justification. We shall analyze in this connection a case study from basic set theory, in an attempt to understand where conceptual understanding comes from.

José Ferreirós - Short Bio: José Ferreirós is full professor of Logic and Philosophy of science at the Universidad de Sevilla. He's founding member and was President of the Association for the Philosophy of Mathematical Practices (www.philmathpractice.org), member of the IMUS in Sevilla, and also of the Acad. Int. de Phil. des Sciences. He has published the books "Labyrinth of Thought: A history of set theory..." (Birkhäuser), and "Mathematical Knowledge and the Interplay of Practices" (Princeton UP).

Informações:
O seminário será realizado em videoconferência, via Zoom. O link Zoom será disponibilizado no dia do seminário por e-mail e na página do CFCUL.
Para receber o link por e-mail, por favor, preencha o formulário de inscrição.
Para mais informações: cfculcomunica@ciencias.ulisboa.pt.

Representations and Conceptual Understanding in Mathematics: A Case Study

16h00
João Luís Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia Di Marco (CFCUL)

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Páginas