Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Representations and Conceptual Understanding in Mathematics: A Case Study

Transmissão através de Videoconferência

Por José Ferreirós (Universidade de Sevilha).

Abstract: It is well known that visual representations are not allowed in the modern mathematical practice of proof (from 1900 on). This is a strong contrast with ancient mathematics, which was often built around diagrammatic representations. The modern idea of proof is purely logico-linguistic, but several studies have shown that visuo-spatial representations keep playing important roles in the practice of maths. At the same time, the proof-theoretic approach, despite its successes, has been unable to fully justify mathematical knowledge. The question becomes particularly pressing and difficult with respect to analysis and set theory, which make strong existence claims (rejected by constructivist mathematicians). It's precisely at this point that deep issues concerning 'conceptual understanding' emerge: (most) mathematicians are convinced of the acceptability and consistency of analysis and basic set theory, yet their conviction must have a source different from mere deductive justification. We shall analyze in this connection a case study from basic set theory, in an attempt to understand where conceptual understanding comes from.

José Ferreirós - Short Bio: José Ferreirós is full professor of Logic and Philosophy of science at the Universidad de Sevilla. He's founding member and was President of the Association for the Philosophy of Mathematical Practices (www.philmathpractice.org), member of the IMUS in Sevilla, and also of the Acad. Int. de Phil. des Sciences. He has published the books "Labyrinth of Thought: A history of set theory..." (Birkhäuser), and "Mathematical Knowledge and the Interplay of Practices" (Princeton UP).

Informações:
O seminário será realizado em videoconferência, via Zoom. O link Zoom será disponibilizado no dia do seminário por e-mail e na página do CFCUL.
Para receber o link por e-mail, por favor, preencha o formulário de inscrição.
Para mais informações: cfculcomunica@ciencias.ulisboa.pt.

Representations and Conceptual Understanding in Mathematics: A Case Study

16h00
João Luís Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia Di Marco (CFCUL)

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22).

Seminário de Investigação Operacional, por Damján Tárkány (Joint work with Luis Gouveia).

Seminário Doutoral III (Doutoramento em Biologia), por Sofia Mendes.

Earth Systems Seminar, por Ricardo Pereira (GeoBioTec - NOVA FCT, IDL).

Os portadores de Trissomia 21 têm lugar no ensino superior

A participação no debate é gratuita, mediante inscrição prévia.

Chegou o momento ideal para realizar podas em verde e de frutificação - uma técnica fundamental para estimular uma produção abundante de frutos e manter as árvores equilibradas e saudáveis! Ao contrário das podas de inverno, estas intervenções mais suaves permitem orientar o crescimento e favorecer a frutificação ainda no mesmo ano.

Nebulosa de Orionte no infravermelho

Serão abordadas todas as áreas da Astronomia e Astrofísica, de forma ligeira mas cientificamente suportada, havendo também uma breve introdução ao uso prático de telescópios.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Imagem abstrata, em tons de azul e laranja

Muitos parabéns aos docentes e investigadores de CIÊNCIAS premiados(as)!

Daniel da Silva Distinguished Lecture, por Jean-Pierre Bourguignon (IHÉS).

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Título "Jornadas Científicas ULisboa" e composição com os logótipos da ULisboa e da União Europeia

A edição de 2025 das Jornadas é dedicada ao tema "Universidade de Lisboa no Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras Académicas Atrativas, Fortalecer Instituições".

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Luz a atravessar nuvens

O concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa, numa parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, naquele que é o Concerto Final de Temporada.

Workshop organizado pelo CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos e pelo CAMGDS - Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

Título/data/local do evento e fotografia do espaço

How far will you go? The IA Summer Program 2025 is your launchpad to the Universe!

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única, aos alunos do 8.º ao 12.º anos de estudo, ou que tenham já concluído o 12.º ano, de ficar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica na Universidade.

Computability in Europe (CiE) is an interdisciplinary series of international conferences organised by the Association Computability in Europe (ACiE).

Título/data do evento e vários objetos museológicos

This course aims to provide an updated vision of the potential of museum collections for biodiversity research. More specifically, aims to present case studies on the value of museums and the use of collections and specimens in the 21st century, using new technologies and analytical methods.

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Título e datas do programa de estágios

Ready to explore research up close?

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Páginas