Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Representations and Conceptual Understanding in Mathematics: A Case Study

Transmissão através de Videoconferência

Por José Ferreirós (Universidade de Sevilha).

Abstract: It is well known that visual representations are not allowed in the modern mathematical practice of proof (from 1900 on). This is a strong contrast with ancient mathematics, which was often built around diagrammatic representations. The modern idea of proof is purely logico-linguistic, but several studies have shown that visuo-spatial representations keep playing important roles in the practice of maths. At the same time, the proof-theoretic approach, despite its successes, has been unable to fully justify mathematical knowledge. The question becomes particularly pressing and difficult with respect to analysis and set theory, which make strong existence claims (rejected by constructivist mathematicians). It's precisely at this point that deep issues concerning 'conceptual understanding' emerge: (most) mathematicians are convinced of the acceptability and consistency of analysis and basic set theory, yet their conviction must have a source different from mere deductive justification. We shall analyze in this connection a case study from basic set theory, in an attempt to understand where conceptual understanding comes from.

José Ferreirós - Short Bio: José Ferreirós is full professor of Logic and Philosophy of science at the Universidad de Sevilla. He's founding member and was President of the Association for the Philosophy of Mathematical Practices (www.philmathpractice.org), member of the IMUS in Sevilla, and also of the Acad. Int. de Phil. des Sciences. He has published the books "Labyrinth of Thought: A history of set theory..." (Birkhäuser), and "Mathematical Knowledge and the Interplay of Practices" (Princeton UP).

Informações:
O seminário será realizado em videoconferência, via Zoom. O link Zoom será disponibilizado no dia do seminário por e-mail e na página do CFCUL.
Para receber o link por e-mail, por favor, preencha o formulário de inscrição.
Para mais informações: cfculcomunica@ciencias.ulisboa.pt.

Representations and Conceptual Understanding in Mathematics: A Case Study

16h00
João Luís Cordovil (CFCUL/GI2) e Silvia Di Marco (CFCUL)
Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas