Quintas do MARE

CetaSee, a ciência-cidadã como aliada na investigação e na conservação de cetáceos em Portugal

Evento online

Por Ana Rita Luís (MARE-ISPA).

A Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030 identifica o conhecimento do património natural e o reconhecimento da biodiversidade pela sociedade como pontos basilares para a conservação. Contudo, e apesar da existência de registos centenários da ocorrência de cetáceos na costa continental portuguesa, os padrões de distribuição espácio-temporais para este grupo taxonómico são, ainda, pouco conhecidos.

Numa era de crescentes preocupações ambientais e enormes constrangimentos financeiros, novos caminhos que ajudam a ultrapassar as dispendiosas metodologias aplicadas na investigação de cetáceos têm vindo a ser trilhados. A ciência-cidadã, definida como «o envolvimento ativo do público em investigação científica», tem-se revelado eficaz na monitorização de tendências populacionais e no estudo de padrões de distribuição de cetáceos, mas também na promoção da literacia azul e no engajamento do grande público na conservação da biodiversidade.

Em Portugal, o projeto de ciência-cidadã CETASEE surgiu no início de 2020 e conta, atualmente, com mais de 500 observações partilhadas por cientistas-cidadãos e 20 espécies identificadas, incluindo pequenos delfinídeos como o golfinho-roaz e o boto, listados na Diretiva Habitats, mas também baleias-de-barbas, para as quais os dados existentes não permitem aferir o seu estatuto de ameaça.

Transmissão do evento em https://meet.jit.si/QuintasdoMARE2020.

14h00
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Páginas