Data Science Seminars

Data is People: Ethics and Education for Data Science

Transmissão através de Videoconferência

Por Casey Fiesler (University of Colorado Boulder).

Abstract: Big data has opened up new possibilities and transformed the ways we conduct research in nearly every discipline. However, ethical considerations and education for research has long focused on human subjects, governed in the U.S. by institutional review boards. Data science often falls through the cracks of these regulations, so it is even more imperative that we have strong ethical norms and guidelines. This starts with the reminder that though data scientists may not interact directly with people, the data collected and analyzed very often comes from people, which opens up important considerations around privacy, consent, and harm. Moreover, applications of data science research, particularly with respect to prediction, have the potential for large-scale societal impacts. In considering the broad landscape of technology ethics when it comes to uses and applications of big data, I will argue for a fundamental shift in how we teach ethics to future data scientists and researchers.

Bio: Casey Fiesler is an assistant professor and founding faculty of information science at University of Colorado Boulder, where she researches and teaches in the areas of technology ethics, internet law and policy, and online communities. Her work on research ethics for data science, ethics education in computing, and broadening participation in computing is supported by the National Science Foundation, as well as Mozilla and Omidyar Network as part of the Responsible Computer Science Challenge. She holds a PhD from Georgia Tech in Human-Centered Computing and a JD from Vanderbilt University Law School.

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/my/tjvguerreiro

14h30
Departamento de Informática

Seminário de Lógica Matemática, por Charles Morgan (UFBA).

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pablo Sartori (Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal).

Planeta Terra visto do espaço

Earth Systems Seminar, por Eduardo Gomes (Instituto Superior Técnico).

Pavilhão de Portugal

Na ocasião, será ainda inaugurada a exposição “Meu matalote e amigo Luís de Camões” que explora a figura do poeta através de um diálogo entre arte, literatura e património histórico. A cerimónia contará ainda com uma programação paralela que será divulgada em detalhe oportunamente.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Performance teatral

A apresentação pública do FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa contará com uma homenagem a Rogério de Carvalho, figura marcante do Teatro português, sendo igualmente apresentada a programação do festival.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

O Tec Labs lançou a marca MindTec com o objetivo de promover um processo participativo de rebranding interno, assente na escuta ativa da sua comunidade. Esta sessão marca o arranque oficial do projeto e será um momento-chave para apresentar os seus objetivos, envolver a comunidade e começar a recolher perceções, expectativas e desafios relacionados com a comunicação no ecossistema.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Fábio Chalub (NOVA Math, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal).

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Páginas