Data Science Seminars

Data is People: Ethics and Education for Data Science

Transmissão através de Videoconferência

Por Casey Fiesler (University of Colorado Boulder).

Abstract: Big data has opened up new possibilities and transformed the ways we conduct research in nearly every discipline. However, ethical considerations and education for research has long focused on human subjects, governed in the U.S. by institutional review boards. Data science often falls through the cracks of these regulations, so it is even more imperative that we have strong ethical norms and guidelines. This starts with the reminder that though data scientists may not interact directly with people, the data collected and analyzed very often comes from people, which opens up important considerations around privacy, consent, and harm. Moreover, applications of data science research, particularly with respect to prediction, have the potential for large-scale societal impacts. In considering the broad landscape of technology ethics when it comes to uses and applications of big data, I will argue for a fundamental shift in how we teach ethics to future data scientists and researchers.

Bio: Casey Fiesler is an assistant professor and founding faculty of information science at University of Colorado Boulder, where she researches and teaches in the areas of technology ethics, internet law and policy, and online communities. Her work on research ethics for data science, ethics education in computing, and broadening participation in computing is supported by the National Science Foundation, as well as Mozilla and Omidyar Network as part of the Responsible Computer Science Challenge. She holds a PhD from Georgia Tech in Human-Centered Computing and a JD from Vanderbilt University Law School.

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/my/tjvguerreiro

14h30
Departamento de Informática

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia), por Manuel Sá Sampaio.

Título da campanha de inscrições

Os cursos visam promover a formação ao longo da vida e permitir à população, já inserida no mercado de trabalho, obter atualização de conhecimentos/aquisição de novas competências.

RSS Meetup, por Dimitris Mostrous (Aikido Security).

Large Hadron Collider

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Tiziano Camporesi (LIP).

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Páginas