Seminário RUTTER | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL

A Suma Oriental de Tomé Pires: problemas de edição e de interpretação de uma fonte quinhentista

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa
Suma Oriental, de Tomé Pires

O objetivo do trabalho "é estudar os primeiros roteiros de navegação portugueses e espanhóis, que são os primeiros documentos europeus, e possivelmente do mundo, que mostram informações sobre ventos, correntes, geomagnetismo e outros, à escala do planeta, para perceber como essa informação gerou a conceção da Terra como um mundo global".

Resumo: O boticário Tomé Pires é conhecido como autor da "Suma Oriental" (c. 1516), a primeira geografia global da Ásia produzida depois do descobrimento do caminho marítimo para a Índia. Trata-se de uma obra revolucionário, em termos de conhecimento europeu do mundo asiático, mas que na época ficou manuscrita, e só circulou em meios muito restritos ligados à Coroa lusitana, até ser parcialmente impressa em versão italiana por Giovanni Battista Ramusio (Veneza, 1550). A versão integral da obra apenas apareceria a público em 1944, numa edição da responsabilidade do historiador Armando Cortesão (Londres, 1944)., que redescobriu o manuscrito numa biblioteca parisiense. Esta edição inglesa conheceria uma versão portuguesa mais de trinta anos depois (Coimbra, 1978). Mais recentemente, surgiu uma outra edição da "Suma Oriental" (Lisboa, 2017), que poderá suscitar um renovado estudo deste verdadeiro clássico da literatura geográfica portuguesa. O presente seminário abordará, sucessivamente: o percurso vivencial de Tomé Pires, desde Lisboa até à China; a redação da "Suma Oriental", o respetivo conteúdo, e as fontes de informação utilizadas; a circulação do manuscrito; a versão italiana impressa; a história editorial moderna; e os problemas levantados por uma edição crítica. Pretende-se utilizar a "Suma Oriental" como paradigma da produção, circulação e edição de uma fonte portuguesa quinhentista.

14h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.