Seminário RUTTER | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL

A Suma Oriental de Tomé Pires: problemas de edição e de interpretação de uma fonte quinhentista

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa
Suma Oriental, de Tomé Pires

O objetivo do trabalho "é estudar os primeiros roteiros de navegação portugueses e espanhóis, que são os primeiros documentos europeus, e possivelmente do mundo, que mostram informações sobre ventos, correntes, geomagnetismo e outros, à escala do planeta, para perceber como essa informação gerou a conceção da Terra como um mundo global".

Resumo: O boticário Tomé Pires é conhecido como autor da "Suma Oriental" (c. 1516), a primeira geografia global da Ásia produzida depois do descobrimento do caminho marítimo para a Índia. Trata-se de uma obra revolucionário, em termos de conhecimento europeu do mundo asiático, mas que na época ficou manuscrita, e só circulou em meios muito restritos ligados à Coroa lusitana, até ser parcialmente impressa em versão italiana por Giovanni Battista Ramusio (Veneza, 1550). A versão integral da obra apenas apareceria a público em 1944, numa edição da responsabilidade do historiador Armando Cortesão (Londres, 1944)., que redescobriu o manuscrito numa biblioteca parisiense. Esta edição inglesa conheceria uma versão portuguesa mais de trinta anos depois (Coimbra, 1978). Mais recentemente, surgiu uma outra edição da "Suma Oriental" (Lisboa, 2017), que poderá suscitar um renovado estudo deste verdadeiro clássico da literatura geográfica portuguesa. O presente seminário abordará, sucessivamente: o percurso vivencial de Tomé Pires, desde Lisboa até à China; a redação da "Suma Oriental", o respetivo conteúdo, e as fontes de informação utilizadas; a circulação do manuscrito; a versão italiana impressa; a história editorial moderna; e os problemas levantados por uma edição crítica. Pretende-se utilizar a "Suma Oriental" como paradigma da produção, circulação e edição de uma fonte portuguesa quinhentista.

14h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Páginas