Seminário RUTTER | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL

A Suma Oriental de Tomé Pires: problemas de edição e de interpretação de uma fonte quinhentista

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa
Suma Oriental, de Tomé Pires

O objetivo do trabalho "é estudar os primeiros roteiros de navegação portugueses e espanhóis, que são os primeiros documentos europeus, e possivelmente do mundo, que mostram informações sobre ventos, correntes, geomagnetismo e outros, à escala do planeta, para perceber como essa informação gerou a conceção da Terra como um mundo global".

Resumo: O boticário Tomé Pires é conhecido como autor da "Suma Oriental" (c. 1516), a primeira geografia global da Ásia produzida depois do descobrimento do caminho marítimo para a Índia. Trata-se de uma obra revolucionário, em termos de conhecimento europeu do mundo asiático, mas que na época ficou manuscrita, e só circulou em meios muito restritos ligados à Coroa lusitana, até ser parcialmente impressa em versão italiana por Giovanni Battista Ramusio (Veneza, 1550). A versão integral da obra apenas apareceria a público em 1944, numa edição da responsabilidade do historiador Armando Cortesão (Londres, 1944)., que redescobriu o manuscrito numa biblioteca parisiense. Esta edição inglesa conheceria uma versão portuguesa mais de trinta anos depois (Coimbra, 1978). Mais recentemente, surgiu uma outra edição da "Suma Oriental" (Lisboa, 2017), que poderá suscitar um renovado estudo deste verdadeiro clássico da literatura geográfica portuguesa. O presente seminário abordará, sucessivamente: o percurso vivencial de Tomé Pires, desde Lisboa até à China; a redação da "Suma Oriental", o respetivo conteúdo, e as fontes de informação utilizadas; a circulação do manuscrito; a versão italiana impressa; a história editorial moderna; e os problemas levantados por uma edição crítica. Pretende-se utilizar a "Suma Oriental" como paradigma da produção, circulação e edição de uma fonte portuguesa quinhentista.

14h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências