Conferências CIUHCT

O matemático que ninguém conhecia: A carreira do Jesuíta Hendrick Uwens de Lisboa até ao Império Mogol depois de 1640

Sala 8.2.05, FCUL, Lisboa
Imagem ilustrativa do evento

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras dedicadas a estudos na área da História das Ciências, da Tecnologia e da Medicina organizado anualmente pelo CIUHCT e no âmbito do qual os oradores convidados apresentam trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso.

Resumo: Hendrick Uwens (1618-1667) foi um Jesuíta flamengo que se tornou missionário no Império Mogol, no Norte da Índia. De passagem para a Ásia, Uwens ensinou matemática em Lisboa na década de 1640. Nos seus escritos, Uwens descrevia-se a si mesmo como um matemático. Esta “automodelação” de Uwens permitiu-lhe ensinar bastante cedo em Portugal uma parte da física de Galileu e uma visão mecânica do mundo – ideias pouco comuns em círculos Jesuítas. Várias vezes Uwens usou a matemática para negociar as suas nomeações como missionário. Este seminário analisa os escritos manuscritos de Uwens durante várias partes da sua vida: o Tratado da Estática (1645) escrito em Lisboa, assim como as cartas que escreveu desde a Índia para os seus superiores na Flandres e em Roma.

Nota biográfica: Nuno Castel-Branco, formado em Física no Instituto Superior Técnico, Nuno Castel-Branco completou em 2014 um mestrado sobre a expansão acelerada do universo, publicado na revista Physics Letters B. Desde 2016, Nuno vive nos Estados Unidos onde está a fazer um Doutoramento em História da Ciência na Universidade de Johns Hopkins. Depois de ter estudado a história da física em Portugal seiscentista, o seu projeto atual sobre o anatomista Nicolau Steno e as novas ciências do século XVII foca-se nas razões sociais e intelectuais por trás do uso da matemática em disciplinas como a física, a medicina e a teologia. Durante este projeto Nuno trabalhou na Scuola Normale Superiore em Pisa, onde ganhou a Santorio Fellowship for Medical Humanities and Science. A sua investigação tem sido financiada por diferentes entidades como o Instituto Nacional de Física Nuclear (Itália), a Fundação da Faculdade de Ciências de Lisboa, o Singleton Center for the Study of Premodern Europe da Universidade de Johns Hopkins e a Fulbright Portugal.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

A ULisboa promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de reforçar a capacitação para a submissão de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Research Council (ERC) e European Innovation Council (EIC) nos meses de junho e julho. No mês de outubro outras formações estão agendadas, no que toca às candidaturas a projetos colaborativos do programa Horizon Europe.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22).

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Imagem abstrata, em tons de azul e laranja

Muitos parabéns aos docentes e investigadores de CIÊNCIAS premiados(as)!

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Daniel da Silva Distinguished Lecture, por Jean-Pierre Bourguignon (IHÉS).

Título "Jornadas Científicas ULisboa" e composição com os logótipos da ULisboa e da União Europeia

A edição de 2025 das Jornadas é dedicada ao tema "Universidade de Lisboa no Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras Académicas Atrativas, Fortalecer Instituições".

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Luz a atravessar nuvens

O concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa, numa parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, naquele que é o Concerto Final de Temporada.

Workshop organizado pelo CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos e pelo CAMGDS - Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única, aos alunos do 8.º ao 12.º anos de estudo, ou que tenham já concluído o 12.º ano, de ficar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica na Universidade.

Título/data/local do evento e fotografia do espaço

How far will you go? The IA Summer Program 2025 is your launchpad to the Universe!

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Título/data do evento e vários objetos museológicos

This course aims to provide an updated vision of the potential of museum collections for biodiversity research. More specifically, aims to present case studies on the value of museums and the use of collections and specimens in the 21st century, using new technologies and analytical methods.

Computability in Europe (CiE) is an interdisciplinary series of international conferences organised by the Association Computability in Europe (ACiE).

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Título e datas do programa de estágios

Ready to explore research up close?

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

An international symposium that convenes researchers specializing in various disciplines focused on the terrestrial and marine flora and vegetation of the Macaronesian region (Azores, Madeira, Selvagens, Canary Islands, and Cabo Verde).

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Páginas