Conferências CIUHCT

O matemático que ninguém conhecia: A carreira do Jesuíta Hendrick Uwens de Lisboa até ao Império Mogol depois de 1640

Sala 8.2.05, FCUL, Lisboa
Imagem ilustrativa do evento

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras dedicadas a estudos na área da História das Ciências, da Tecnologia e da Medicina organizado anualmente pelo CIUHCT e no âmbito do qual os oradores convidados apresentam trabalhos originais da sua autoria, concluídos ou em curso.

Resumo: Hendrick Uwens (1618-1667) foi um Jesuíta flamengo que se tornou missionário no Império Mogol, no Norte da Índia. De passagem para a Ásia, Uwens ensinou matemática em Lisboa na década de 1640. Nos seus escritos, Uwens descrevia-se a si mesmo como um matemático. Esta “automodelação” de Uwens permitiu-lhe ensinar bastante cedo em Portugal uma parte da física de Galileu e uma visão mecânica do mundo – ideias pouco comuns em círculos Jesuítas. Várias vezes Uwens usou a matemática para negociar as suas nomeações como missionário. Este seminário analisa os escritos manuscritos de Uwens durante várias partes da sua vida: o Tratado da Estática (1645) escrito em Lisboa, assim como as cartas que escreveu desde a Índia para os seus superiores na Flandres e em Roma.

Nota biográfica: Nuno Castel-Branco, formado em Física no Instituto Superior Técnico, Nuno Castel-Branco completou em 2014 um mestrado sobre a expansão acelerada do universo, publicado na revista Physics Letters B. Desde 2016, Nuno vive nos Estados Unidos onde está a fazer um Doutoramento em História da Ciência na Universidade de Johns Hopkins. Depois de ter estudado a história da física em Portugal seiscentista, o seu projeto atual sobre o anatomista Nicolau Steno e as novas ciências do século XVII foca-se nas razões sociais e intelectuais por trás do uso da matemática em disciplinas como a física, a medicina e a teologia. Durante este projeto Nuno trabalhou na Scuola Normale Superiore em Pisa, onde ganhou a Santorio Fellowship for Medical Humanities and Science. A sua investigação tem sido financiada por diferentes entidades como o Instituto Nacional de Física Nuclear (Itália), a Fundação da Faculdade de Ciências de Lisboa, o Singleton Center for the Study of Premodern Europe da Universidade de Johns Hopkins e a Fulbright Portugal.

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Por Emílio Franco (IST).

Esta palestra tem por objetivo a preparação para as várias etapas de um processo de seleção profissional: a elaboração do CV, a carta de motivação e a entrevista de emprego. Enfatiza aspetos do que deve conhecer sobre si próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Por Ivo Sousa-Ferreira (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Por Angelo Aliano Filho (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora e local)

Gostarias de saber como te podes candidatar a estágios ou a uma carreira nas Instituições e Agências da União Europeia? No próximo dia 11 de dezembro, entre as 18h e as 19h horas irá realizar-se uma Sessão sobre as Carreiras na UE!

Imagem ilustrativa dos Seminários Ciência e Império, sobre um fundo branco

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Imagem ilustrativa do evento

The FCT AWESOME - Awareness While Experiencing and Surfing On Movies through Emotions - project aims to investigate the emotional dimension of movies, to provide support for the classification, access, navigation and visualization of movie collections, not only

Speakers: Pedro Garcia (CENTRA/FCUL) & João Silvestre (CENTRA/IST).

Logótipo EIT Health, sobre um fundo branco

As of 1 October 2019, EIT Health has opened its call for proposed activities to be included in the Business Plan 2021.

Maria Inês Castanheira Rolo defende a dissertação "Transfer value: Cálculo para um indivíduo do Reino Unido".

Por Carlos Marques da Silva (Ciências ULisboa).

Por Marco Caroccia (Scuola Normale Superiore & Università di Firenze).

Imagem ilustrativa do evento (mapa antigo)

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Benoît Merlet (Laboratoire Paul Painlevé, Université de Lille).

Tiago Miguel Baeta Luís defende a dissertação "Papel da Glicoproteína G do Vírus da Raiva na Indução de Apoptose".

Por Daniel Galaviz (FCUL/LIP).

André Abrantes da Costa defende a dissertação "Computational and validation approaches in proteomics discovery of disease biomarkers".

Júri das provas:

Com Dieter Mersch (ZHdK, Suiça), Hanns Holger Rutz (KUG/IEM, Austria) e Miguel Marques Cardoso.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Tânia Filipa Rodrigues Cordeiro defende a dissertação "Identificação de substâncias dopantes em fluidos biológicos de atletas por LC-MS: definição de critérios de identificação e avaliação da incerteza do exame".

Por Tom Sutherland (Grupo de Física Matemática).

Frase "O que existe no meu mundo?" sobre um fundo azul e amarelo

Em 2019 celebram-se os 150 anos da Tabela Periódica, pelo que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou este ano como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019).

Imagem ilustrativa do Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Provas de Doutoramento - Tiago Bruno Borges Rodrigues Mesquita Carvalho.

Tema da tese e alvo de discussão oral: “A medida e as coisas. Virtudes, responsabilidade e tecnologia”.

Júri:

Vasco Freire Serra defende a dissertação "Pesquisa e Navegação de Filmes e Músicas com Base em Citações e Letras no AS Music By".

Rodrigo Daniel Garrilha Santos defende a dissertação "Construction of machine learning models to predict pharmacology properties of molecules".

Júri das provas: