VI Encontro Internacional da Casa das Ciências

FCUL, Lisboa
VI Encontro Internacional da Casa das Ciências

A Ciência e a sua metodologia são componentes centrais no mundo moderno. A Ciência pelo contributo que tem dado e promete vir a dar para o desenvolvimento humano. O crescimento da humanidade em número e em bem-estar dependem da tecnologia enquanto esta se baseia no incessante progresso científico. Este crescimento científico é o resultado de uma comunidade de investigadores profissionais que tem crescido e se tem espalhado por mais países e continentes. E toda esta imensa comunidade trabalha com base numa mesma metodologia aceite por todos. A metodologia científica desenvolveu-se de forma sistemática a partir do século XVII com um binómio de divulgação pública e exposição à crítica pelos pares. É notável verificar que, apesar da diversidade cultural, toda a ciência e, consequentemente, a tecnologia se baseia no consenso quanto à metodologia de expansão do conhecimento humano em pequenos passos continuamente verificados de forma aberta por toda a comunidade.

Não é de estranhar que a Ciência tenha vindo a ocupar um espaço crescente no percurso educativo das novas gerações e que, havendo sempre controvérsia quanto ao conteúdo e à estratégia educativa, haja consenso sobre a importância e os objetivos da educação científica. Todos os países se preocupam com o reforço e aprofundamento desta educação científica. Este será também o tema central deste VI Encontro da Casa das Ciências.

Num “caldo de cultura” de cariz predominantemente tecnológico, em que a informação circula a velocidades vertiginosas, sem que as suas fontes sejam sequer citadas (já não digo confirmadas ou validadas) qual o papel da escola? Como vamos encontrar e “abrir” caminhos para os cidadãos do futuro e os investigadores do futuro? Que novos instrumentos, modelos e procedimentos estão a surgir? E qual o papel da Escola no desenvolvimento de uma cidadania ativa e informada?

É dentro desta lógica de pensamento que a Casa das Ciências traz o tema do Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna, procurando nos debates que certamente surgirão nas conferências plenárias, na mesa redonda centrada na questão da flexibilidade curricular, no grande painel que traz até nós alguns dos mais conceituados especialistas nesta área, uma reflexão séria que ajude na prática dentro de cada sala de aula, como sempre tem sido nosso apanágio. Contribui também de forma decisiva a mais valia habitual dos workshops orientados para cada “linha de formação”, este ano num total de oferta que ultrapassa os 120 distribuídos por três dias e que permitirá a cada participante ter um conjunto significativo de horas de formação operacional com aplicabilidade em sala da aula.

Casa das Ciências - Recursos Digitais para Professores

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

A ULisboa promove um conjunto de ações de formação com o objetivo de reforçar a capacitação para a submissão de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Research Council (ERC) e European Innovation Council (EIC) nos meses de junho e julho. No mês de outubro outras formações estão agendadas, no que toca às candidaturas a projetos colaborativos do programa Horizon Europe.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22).

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Imagem abstrata, em tons de azul e laranja

Muitos parabéns aos docentes e investigadores de CIÊNCIAS premiados(as)!

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Daniel da Silva Distinguished Lecture, por Jean-Pierre Bourguignon (IHÉS).

Título "Jornadas Científicas ULisboa" e composição com os logótipos da ULisboa e da União Europeia

A edição de 2025 das Jornadas é dedicada ao tema "Universidade de Lisboa no Espaço Europeu de Investigação: Construir Carreiras Académicas Atrativas, Fortalecer Instituições".

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Luz a atravessar nuvens

O concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa, numa parceria com a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, naquele que é o Concerto Final de Temporada.

Workshop organizado pelo CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos e pelo CAMGDS - Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única, aos alunos do 8.º ao 12.º anos de estudo, ou que tenham já concluído o 12.º ano, de ficar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica na Universidade.

Título/data/local do evento e fotografia do espaço

How far will you go? The IA Summer Program 2025 is your launchpad to the Universe!

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Título/data do evento e vários objetos museológicos

This course aims to provide an updated vision of the potential of museum collections for biodiversity research. More specifically, aims to present case studies on the value of museums and the use of collections and specimens in the 21st century, using new technologies and analytical methods.

Computability in Europe (CiE) is an interdisciplinary series of international conferences organised by the Association Computability in Europe (ACiE).

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Título e datas do programa de estágios

Ready to explore research up close?

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

An international symposium that convenes researchers specializing in various disciplines focused on the terrestrial and marine flora and vegetation of the Macaronesian region (Azores, Madeira, Selvagens, Canary Islands, and Cabo Verde).

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Páginas