VI Encontro Internacional da Casa das Ciências

FCUL, Lisboa
VI Encontro Internacional da Casa das Ciências

A Ciência e a sua metodologia são componentes centrais no mundo moderno. A Ciência pelo contributo que tem dado e promete vir a dar para o desenvolvimento humano. O crescimento da humanidade em número e em bem-estar dependem da tecnologia enquanto esta se baseia no incessante progresso científico. Este crescimento científico é o resultado de uma comunidade de investigadores profissionais que tem crescido e se tem espalhado por mais países e continentes. E toda esta imensa comunidade trabalha com base numa mesma metodologia aceite por todos. A metodologia científica desenvolveu-se de forma sistemática a partir do século XVII com um binómio de divulgação pública e exposição à crítica pelos pares. É notável verificar que, apesar da diversidade cultural, toda a ciência e, consequentemente, a tecnologia se baseia no consenso quanto à metodologia de expansão do conhecimento humano em pequenos passos continuamente verificados de forma aberta por toda a comunidade.

Não é de estranhar que a Ciência tenha vindo a ocupar um espaço crescente no percurso educativo das novas gerações e que, havendo sempre controvérsia quanto ao conteúdo e à estratégia educativa, haja consenso sobre a importância e os objetivos da educação científica. Todos os países se preocupam com o reforço e aprofundamento desta educação científica. Este será também o tema central deste VI Encontro da Casa das Ciências.

Num “caldo de cultura” de cariz predominantemente tecnológico, em que a informação circula a velocidades vertiginosas, sem que as suas fontes sejam sequer citadas (já não digo confirmadas ou validadas) qual o papel da escola? Como vamos encontrar e “abrir” caminhos para os cidadãos do futuro e os investigadores do futuro? Que novos instrumentos, modelos e procedimentos estão a surgir? E qual o papel da Escola no desenvolvimento de uma cidadania ativa e informada?

É dentro desta lógica de pensamento que a Casa das Ciências traz o tema do Ensino das Ciências e a Sociedade Moderna, procurando nos debates que certamente surgirão nas conferências plenárias, na mesa redonda centrada na questão da flexibilidade curricular, no grande painel que traz até nós alguns dos mais conceituados especialistas nesta área, uma reflexão séria que ajude na prática dentro de cada sala de aula, como sempre tem sido nosso apanágio. Contribui também de forma decisiva a mais valia habitual dos workshops orientados para cada “linha de formação”, este ano num total de oferta que ultrapassa os 120 distribuídos por três dias e que permitirá a cada participante ter um conjunto significativo de horas de formação operacional com aplicabilidade em sala da aula.

Casa das Ciências - Recursos Digitais para Professores
Estudante

Neste encontro, será debatido o estigma da doença mental, a importância da prevenção e debater o papel da Inteligência Artificial na sua promoção - elementos-chave para uma comunidade académica mais saudável e uma sociedade mais equilibrada.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Sean Raymond (Laboratoire d'Astrophysique de Bordeaux, CNRS, France).

Seminário da Unidade Curricular de Neurociências e Neuromodelação, por Francisco Oliveira (Nuclear Medicine-Radiopharmacology, Champalimaud Foundation).

Logótipo da AEFCL

Um momento que simboliza o compromisso contínuo da AEFCL na defesa dos direitos e interesses dos estudantes e na promoção das melhores condições académicas e associativas na Faculdade de Ciências.

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Pietro Sormanni (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge, UK).

Iconografia relacionada com a temática do curso

O curso fornece uma exploração aprofundada de isótopos estáveis como uma ferramenta valiosa em Ecologia, usando assinaturas isotópicas para rastrear processos ecológicos e revelando insights sobre o ciclo de nutrientes e água, interações de espécies e condições ambientais em diversos ecossistemas e comunidades - candidaturas até 17 de outubro.

Composição de três imagens relativas à área da deteção remota

Este curso visa dar formação na área de Deteção Remota, abrangendo desde a Observação da Terra pelos satélites até à utilização de Drones - candidaturas até 02 de novembro.

Seminário de Lógica Matemática, por Paulo Firmino (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Paleontologia - jovem a examinar fóssil

O curso abordará o vasto registo fóssil de dinossáurios de Portugal, explorando os resultados das mais recentes investigações científicas, bem como a história da investigação paleontológica no nosso país, desde o século XIX até à atualidade. Será também destacada a importância da proteção e valorização do Património Paleontológico nacional.

Fábrica

O evento pretende reunir investigadores que trabalhem sobre temas ligados à indústria e sobre património técnico e industrial, para uma reflexão prospetiva sobre o património industrial e atuais vias de colaboração no seu estudo, salvaguarda e preservação.

Fotografia do mar e parque eólico

O curso propõe uma imersão nos princípios, desafios e oportunidades da Economia Azul, explorando o papel crucial dos oceanos nas transições ecológica e climática - candidaturas até 13 de novembro.

Nesta sessão aberta, serão abordadas questões relacionadas com o diagnóstico, o modo como se manifesta, formas de tratamento, impacto no dia a dia e diversidade de manifestações da POC. Será um espaço informal para perguntas, partilha e desmistificação.

Grupo de estudantes

O evento propõe um debate aberto sobre a linguagem inclusiva, reconhecendo-a como uma dimensão essencial da equidade e da participação plena de toda a comunidade académica.

Título "Turin Staff Week 2025", sobre fotografia da cidade de Turim

Uma oportunidade única para desenvolver competências, criar redes internacionais e conhecer de perto uma das instituições parceiras da aliança Unite! - inscrições até 21 de setembro.

Logótipo da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025

Na Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 24 e 30 de novembro 2025, a ciência será novamente a grande protagonista.

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 22 de novembro.

Vista aérea de povoação

A conferência é subordinada ao tema “People and Planet: How the Environment Shapes Human Health”.

Workshop no âmbito do Programa de Saúde e Bem-Estar da ULisboa.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 22 de novembro.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Vida marinha

O Projeto ULISSES está de volta para a 6.ª edição! As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

Páginas