Seminário

Ethics in forensic dental age estimation of living persons with special reference to unaccompanied minors asylum seekers

How to perform it? What can be expect from the research field?

Edifício C6, FCUL, Lisboa

Por Cristiana Palmela Pereira (Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa).

Abstract: The age of a living person which is defined as the time elapsed since the date of birth may sometimes be queried for various reasons. In Portugal, this may happen with children adopted from abroad and refugees who arrived without identification papers. It is the civil rights of a person in a modern society to have a correct date of birth. Unaccompanied asylum seekers under the age of 18 years have the right to be treated as a children or minors. Provision of ethical practice during the age estimation investigation of unaccompanied minors is considered from different aspects: (a) The United Nations convention on children’s rights, about specific rights, protection, support, healthcare and education for unaccompanied minors. (b) Since most forensic age estimation investigations are based on medical examination, the four basic principles of biomedical ethics, namely autonomy, beneficence, non-malevolence, justice. (c) The use of medicine for non-treatment purposes. (d) How age estimates with highest accuracy in age chronological prediction can be obtained. Ethical practice in forensic age estimation of unaccompanied minors is achieved when different but related issues are searched, evaluated, weighted in importance and subsequently combined. This is not always feasible in the forensic practicing. However, the relationship between the research field as statistical and mathematics and forensic sciences, such as forensic odontology, is the best ethical way to perform the most accurate forensic result to the justice.

14h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

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