Ciências, onde andas tu?

Evento online
Título "Ciências, onde andas tu?", sobre um mapa
DCI Ciências ULisboa

Esta é a pergunta que estamos a fazer a alumni de Ciências ULisboa. A resposta interessa-te? Então assiste às LIVES no instagram de Ciências ULisboa onde desvendamos por onde andam os nossos estudantes já integrados no mercado de trabalho, o que fazem, e de que forma os ensinamentos de Ciências ULisboa os tornam profissionais de sucesso.

Como são LIVES via instagram, podes sempre interagir connosco. Como? Deixando as tuas questões ao entrevistado na caixa de comentários da LIVE ou, se já tiveres algumas antes, enviando-as por mensagem privada nesta rede.

Encontramo-nos lá?

31 maio, terça-feira, às 19h00, com João Graça Gomes

João Graça Gomes é engenheiro de I&D no Shanghai Investigation, Design and Research Institute (SIDRI), o principal centro de investigação e desenvolvimento da China Three Gorges Corporation.

O seu trabalho foca-se em desenvolver projetos de investigação na área da energia, em especial planeamento energético, armazenamento de energia e eólica offshore. Antes de ingressar na SIDRI, João trabalhou na Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) como Analista de Políticas Energéticas.

Possui um Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um mestrado em Power Engineering pela Shanghai Jiao Tong University.

Publicou diversos artigos científicos e tem colaborado em relatórios de instituições de renome como the World Energy Council, REN21 e Banco Mundial. Pelo seu trabalho na área de energia recebeu diversos prémios e reconhecimentos dos quais se destacam o prémio de melhor estágio em Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros (2017), prémio de aluno de excelência pelo Ministério da Educação Chinês (2020), top10 engenheiros do instituto de novas energias da SIDRI (2022) e ter recebido a bolsa de estudos de pós-graduação da China Three Gorges Corporation.

Além disto é membro do programa Future Energy Leaders Portugal, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Energia, foi nomeado Future Energy Leader 100 pelo the World Energy Council e é um dos embaixadores do Pacto Climático Europeu.

Fotografia de João Graça Gomes
João Graça Gomes

Para pertenceres à Rede Alumni Ciências ULisboa, regista-te aqui.

Até já!

Talk @LASIGE, por Catarina Gamboa (LASIGE/FCUL and ISR/CMU).

Apresentação por Luís Correia (Ciências ULisboa), no âmbito da pré-programação da IBERAMIA 2022 - 17th Ibero-American Conference on Artificial Intelligence.

Philosophical metatheories have had a great development in recent times. They have been used to reconstruct theories in many different scientific fields, from physics to biology to the social sciences. However, they lack means to systematically test the adequacy of their products.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artem Ryabov (Charles University, Prague, Czech Republic).

.

Um programa dirigido aos alunos de Licenciatura e de 1.º ano de Mestrado.

Logótipo do evento

O conceito de One Health assenta no reconhecimento da necessidade de abordar as políticas de saúde numa perspetiva de interdependência humano-animal-ambiente.

Cognitive sciences have approached social cognition from two complementary perspectives. On one hand, social psychology and behavioural economics have mostly emphasized mentalizing, social perception, and our ability to model other minds. On the other hand, developmental psychology and motor neuroscience have more focused on imitating, social interaction, and our propensity to coordinate with others’ behaviour.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

Logótipo e data do evento

“There is often a considerable difference between what we think people need and what people want to use”. This is our perspective on how technology should be developed and will serve as the motto of this event.

O evento visa reunir investigadores interessados na aplicação de isótopos estáveis em estudos ecológicos e na utilização de dados históricos de biodiversidade disponíveis em coleções museológicas.

Mathematical Cultures Seminar, por Henrique Leitão (DHFC Ciências ULisboa/CIUHCT).

Título e data do evento, sobre uma fotografia da Ponte Vasco da Gama (Lisboa)

O evento decorre de 12 a 14 de julho de 2022, sob o lema CHEMISTRY: Forging bonds, e destina-se a todos os investigadores e alunos da ULisboa.

Banner do evento

David Avelar (Ciências ULisboa) é um dos oradores do webinário.

Banner do evento

The program will consist of plenary lectures, oral, flash and poster communications, and a round table about Science Communication.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.

Banner do evento

Estaremos hoje habilitados a prever o impacto da atividade humana no clima e a inferir daí a insustentabilidade do nosso modo de vida?

Logótipo do programa

Após 2 anos de interregno, o programa Ser Cientista está de regresso!

Imagem alusiva ao prémio

Candidaturas até 31 de julho.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Programa a disponibilizar futuramente.