Seminário de Lógica Matemática

Rational Reconstructions. Making Sense of Proofs with Inconsistent Premises

Sala 6.2.38, FCUL, Lisboa

Michèle Friend
The George Washington University

Abstract: Most mathematicians are classical or constructivist reasoners, so they think that contradictions lead to trivial theories, and the latter are disasters. Modern Western mathematicians make proofs. Often, these are only partly formal. Some of them use sets of premises that belong to theories that are inconsistent with each other. Some of them even use sets of premises that are inconsistent with each other in the stronger sense that it is possible to derive a contradiction from the premises. Even worse, few mathematicians seem perturbed by this. How do we explain the lack of concern?

First note that almost none of these proofs use an ex contradictione quodlibet proof or sub-proof, since this would explicitly bring disaster. We could use a paraconsistent logic to reconstruct the reasoning, but this would be disingenuous towards the beliefs and practices of working mathematicians. As an alternative, we can use a proof reconstruction strategy called ‘chunk and permeate’, developed by Brown (2004, 2016). The proof is divided into several consistent chunks, and only some information from one chunk permeates to the next chunk. I explain the strategy in more detail.

One problem that is still outstanding in the strategy is how to individuate consistent chunks. So far, this has been done intuitively. Following a suggestion by Abramsky et. al. (2015), we propose to make this less of an intuitive exercise by using bundle theory to represent chunks. In the conclusion, we discuss the limitations of this proposed solution to the outstanding problem. We then extend the method to include scientific reasoning. Finally, we draw some conclusions about the limitations of the method.

This seminar is supported by National Funding from FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, under the project: UID/MAT/04561/2013.

15h00
CMAF-CIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.