Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

Investigação e desenvolvimento em genética florestal no RAIZ

Sala 2.3.13, Ciências ULisboa

Por Joana Costa (The Navigator Company).

O RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel é um centro de investigação privado, sem fins lucrativos. Desenvolve as suas atividades visando a produção e transformação de conhecimento em produtos, tecnologia e serviços nos domínios da floresta, pasta, papel e biorrefinarias de base florestal. No sector florestal fornece apoio nas áreas da investigação e desenvolvimento, consultoria, apoio tecnológico e formação especializada. Tem uma vasta experiência em I&D, nas áreas de melhoramento genético e propagação de eucalipto, proteção florestal, biotecnologia, solos e nutrição vegetal.

Para o eucalipto existe um longo historial de melhoramento genético (Borralho et al., 2007), permitido a obtenção de ganhos por via de semente ou clones, fruto de um cuidadoso trabalho de testes, medições e seleção. A espécie de eleição é Eucalyptus globulus, pelas suas excelentes propriedades para a produção de pasta de celulose, e posteriormente papel. Mas os processos de clonagem para a espécie são muito restritivos em relação aos materiais que podem ser usados, sendo que apenas cerca de 5% dos genótipos elite podem ser utilizados para clonagem à escala operacional (Louro 2011, Diogo et al 2021). O RAIZ monitoriza a diversidade existente no seu programa de melhoramento através de protocolos com marcadores moleculares (Costa et al 2017, Ribeiro et al 2011), mas recentemente os programas de eucalipto têm vindo a beneficiar da disponibilidade de ferramentas de qualidade para seleção genómica (Silva-Junior et al., 2015).

Durante o seminário será apresentada uma overview das linhas de trabalho do RAIZ, focada na investigação e desenvolvimento em genética do E. globulus.

Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa

Por André Luís, (ex-aluno de Ciências ULisboa; atualmente Frontend Engineering Manager na GitLab).

Mathematical Logic Seminar, por Maria Osório Costa (CMAFcIO, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Palestra no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Atividade no âmbito da Semana da Saúde e do Desporto da AEFCL.

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Logótipo do projeto e fotografia de perfil de dois docentes

Inscrições no seminário/observações de aulas até 10 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).

Uma exposição que procura dar a conhecer este grupo de aves, mostrando a diversidade e distribuição das várias espécies, as suas curiosas adaptações ao estilo de vida em terra e no alto-mar, as espécies em risco de extinção e os fatores que as ameaçam.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.