Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

Investigação e desenvolvimento em genética florestal no RAIZ

Sala 2.3.13, Ciências ULisboa

Por Joana Costa (The Navigator Company).

O RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel é um centro de investigação privado, sem fins lucrativos. Desenvolve as suas atividades visando a produção e transformação de conhecimento em produtos, tecnologia e serviços nos domínios da floresta, pasta, papel e biorrefinarias de base florestal. No sector florestal fornece apoio nas áreas da investigação e desenvolvimento, consultoria, apoio tecnológico e formação especializada. Tem uma vasta experiência em I&D, nas áreas de melhoramento genético e propagação de eucalipto, proteção florestal, biotecnologia, solos e nutrição vegetal.

Para o eucalipto existe um longo historial de melhoramento genético (Borralho et al., 2007), permitido a obtenção de ganhos por via de semente ou clones, fruto de um cuidadoso trabalho de testes, medições e seleção. A espécie de eleição é Eucalyptus globulus, pelas suas excelentes propriedades para a produção de pasta de celulose, e posteriormente papel. Mas os processos de clonagem para a espécie são muito restritivos em relação aos materiais que podem ser usados, sendo que apenas cerca de 5% dos genótipos elite podem ser utilizados para clonagem à escala operacional (Louro 2011, Diogo et al 2021). O RAIZ monitoriza a diversidade existente no seu programa de melhoramento através de protocolos com marcadores moleculares (Costa et al 2017, Ribeiro et al 2011), mas recentemente os programas de eucalipto têm vindo a beneficiar da disponibilidade de ferramentas de qualidade para seleção genómica (Silva-Junior et al., 2015).

Durante o seminário será apresentada uma overview das linhas de trabalho do RAIZ, focada na investigação e desenvolvimento em genética do E. globulus.

Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.