Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

Investigação e desenvolvimento em genética florestal no RAIZ

Sala 2.3.13, Ciências ULisboa

Por Joana Costa (The Navigator Company).

O RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel é um centro de investigação privado, sem fins lucrativos. Desenvolve as suas atividades visando a produção e transformação de conhecimento em produtos, tecnologia e serviços nos domínios da floresta, pasta, papel e biorrefinarias de base florestal. No sector florestal fornece apoio nas áreas da investigação e desenvolvimento, consultoria, apoio tecnológico e formação especializada. Tem uma vasta experiência em I&D, nas áreas de melhoramento genético e propagação de eucalipto, proteção florestal, biotecnologia, solos e nutrição vegetal.

Para o eucalipto existe um longo historial de melhoramento genético (Borralho et al., 2007), permitido a obtenção de ganhos por via de semente ou clones, fruto de um cuidadoso trabalho de testes, medições e seleção. A espécie de eleição é Eucalyptus globulus, pelas suas excelentes propriedades para a produção de pasta de celulose, e posteriormente papel. Mas os processos de clonagem para a espécie são muito restritivos em relação aos materiais que podem ser usados, sendo que apenas cerca de 5% dos genótipos elite podem ser utilizados para clonagem à escala operacional (Louro 2011, Diogo et al 2021). O RAIZ monitoriza a diversidade existente no seu programa de melhoramento através de protocolos com marcadores moleculares (Costa et al 2017, Ribeiro et al 2011), mas recentemente os programas de eucalipto têm vindo a beneficiar da disponibilidade de ferramentas de qualidade para seleção genómica (Silva-Junior et al., 2015).

Durante o seminário será apresentada uma overview das linhas de trabalho do RAIZ, focada na investigação e desenvolvimento em genética do E. globulus.

17h00
Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa