Bolsa de Iniciativas PRR: Revitalização das Zonas Rurais

Fotografia de trator em campo agrícola
Photo by Chris Ensminger on Unsplash

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva. Da referida Componente faz parte a Agenda de Inovação para a Agricultura 20|30.

Logótipos Terra Futura e PRR

Nesse contexto pretende-se dinamizar programas e projetos de investigação e inovação centrados nas 15 iniciativas emblemáticas preconizadas por esta Agenda, concretizando a estratégia aprovada em Resolução de Conselho de Ministros (n.º 86/2020, de 13 de outubro).

A Bolsa de Iniciativas PRR encontra-se disponível e tem os seguintes objetivos:

  • Promover o encontro entre interessados em desenvolver iniciativas de inovação no setor, bem como a aglomeração destas iniciativas em torno de objetivos semelhantes;
  • Promover a apresentação de propostas de projetos para o apoio previsto no PRR, componente 5 - Investimento RE-C05-i032 - Agenda de investigação e inovação para a sustentabilidade da agricultura, alimentação e agroindústria (Terra Futura).

Nesta fase da bolsa de iniciativas, a decorrer, serão aceites iniciativas enquadradas na:

  • Iniciativa emblemática 7 "Projetos de I&D+I Revitalização das Zonas Rurais".

As atividades de investigação e inovação a desenvolver nos planos de ação devem enquadrar-se numa ou em várias das seguintes linhas de ação:

  • LA 7.2. Conhecimento: promover a partilha e difusão do conhecimento, o estabelecimento de redes de inovação e de criatividade, com grande foco na pequena produção, na agricultura familiar, no papel, contributo e condições das mulheres agricultoras, nos jovens agricultores e nos jovens empresários rurais, e a articulação com as escolas profissionais e entidades com responsabilidades na formação profissional;
  • LA 7.5. Territórios rurais inteligentes: desenvolver territórios rurais mais inovadores, através do envolvimento dos vários atores locais, dos recursos endógenos, do conhecimento, num processo participado e igualitário, adaptado à realidade local, capaz de contextualizar as diferentes soluções tecnológicas e com ações integradas que contribuam para a adoção de diferentes ferramentas disponíveis, nomeadamente digitais;
  • LA 7.6. Diversificação económica: incentivar a diversidade de atividades em áreas rurais, através da combinação virtuosa da agricultura, pecuária, silvicultura e turismo, e promover a multifuncionalidade dos sistemas agrícolas e agroflorestais.

As iniciativas a apresentar, enquadram projetos de I&D, de inovação, de testagem e adaptação de tecnologia e processos existentes, em novos contextos, visando o desenvolvimento de conhecimento.

O investimento total a propor deverá ser até 1 milhão de euros.

O projeto deverá ser desenvolvido por uma parceria que integre obrigatoriamente a participação de PME ligadas ao setor, instituição do ensino superior e ou tecnológico ou de investigação, Organização de agricultores/organização de produtores e Centro de Competências, podendo incluir outras entidades relevantes para o projeto.

Os projetos deverão estar concluídos e com resultados concretizados até 31.12.2025, com uma duração máxima de 4 anos.

Todos os intervenientes nas iniciativas têm de ser membros da Rede Rural nacional.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências) só poderá ser coordenadora de uma iniciativa em cada concurso. O número de iniciativas em que pode participar como parceira não tem limitação.

Caso existam vários investigadores de Ciências interessados em coordenar iniciativas, será feita uma pré-seleção das mesmas pela Direção de Ciências.

Nesse sentido, todos os investigadores que pretendam submeter uma iniciativa à Bolsa de Iniciativas têm obrigatoriamente de comunicar essa intenção à Direção de I&D através do email projectos@fc.ul.pt, indicando se pretendem ser coordenadores ou parceiros da iniciativa a submeter, até ao dia 30 de agosto de 2022.

As iniciativas devem ser submetidas na Bolsa de Iniciativas até ao dia 30 de setembro 2022.

Os projetos devem ser submetidos no Balcão de Candidaturas até ao dia 31 de outubro 2022.

 

Mais informações:

The course provides essential skills and knowledge that enable the participants to develop climate change adaptation strategies.

Título "Ciências, onde andas tu?", sobre um mapa

Esta é a pergunta que estamos a fazer a alumni de Ciências ULisboa. A resposta interessa-vos?

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Dimitris Bolis (CFCUL/GI2, Projeto INTERSELF).

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas" (Ciências, out2016-mar2017)

Nesta sessão, serão descritos a nova estrutura do Programa Doutoral em Matemática, os cursos oferecidos em 2022/23 e alguns temas de tese propostos, entre outras informações.

Colóquio de Matemática, por Léonard Monsaingeon (Ciências ULisboa - GFM).

Título e data do evento, acompanhados de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

No dia 26 de maio, a comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

The main purpose of this course is to present new recent developments in integrated nested Laplace approximation (INLA) that is a method for approximate Bayesian inference.

Um ciclo de entrevistas com o objetivo de conhecer melhor os docentes do Departamento de Matemática de Ciências ULisboa. Gracinda Gomes é a entrevistada.

Fotografia de elétrico e diversas informações sobre o evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo da iniciativa e prazo de candidatura

Candidaturas de 16 a 27 de maio de 2022.

Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, orador, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Luís Morgado (Science Communication Office ITQB NOVA).

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

The objective of this course is to provide participants with basic knowledge on a) the fundamental aspects of experimental design and b) workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Fotografias do Estuário do Tejo

Concurso de fotografia no âmbito do projeto "MigraWebs: Migradores como modeladores ecológicos sazonais das comunidades e funções ecossistémicas de áreas costeiras temperadas e tropicais", com candidaturas de 18 de abril a 31 de maio de 2022.

Fotografia de bando de aves

O National Geographic Summit está finalmente de volta!

Título e data do evento, sobre uma fotografia de um elétrico

The course aims to provide a better understanding of how to use and customize NIMBLE's statistical algorithms.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Pormenor de vida marinha

Seminários doutorais no âmbito do Doutoramento em Biologia de Ciências ULisboa.

Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos.

Título do evento e indicação dos oradores

Encontro de Comunicação de Ciência(s), por Diogo Veríssimo (Universidade de Oxford), Maria Vicente (Plataforma de Ciência Aberta) e Milene Matos (BioLiving; Município de Lousada).

Geometry Seminar, por Daniel Barlet (Institut Elie Cartan, Géométrie, Université de Lorraine, Nancy).

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do Seminário Nacional de História da Matemática.

This is a mostly practical course offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software. These will include all steps of a research project, from the optimal sampling of communities to process inference from large-scale patterns of taxon, phylogenetic and functional diversity.

Banner do evento

A Summer School dedicated to enhance skills on blue entrepreneurship, held just before the Lisbon United Nations Ocean Conference 2022.

Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos.

Páginas