E3 Talks

The rarer-sex effect

Sala 2.2.12, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)
Título do evento, sobre uma fotografia de Charles Darwin

Por Andy Gardner (University of St Andrews).

The study of sex allocation - that is, the investment of resources into male versus female reproductive effort - yields among the best quantitative evidence for Darwinian adaptation, and has long enjoyed a tight and productive interplay of theoretical and empirical research. The fitness consequences of an individual’s sex allocation decisions depend crucially upon the sex allocation behaviour of others and, accordingly, sex allocation is readily conceptualised in terms of an evolutionary game. Here, I investigate the historical development of understanding of a fundamental driver of the evolution of sex allocation - the rarer-sex effect - from its inception in the writing of Charles Darwin in 1871 through to its explicit framing in terms of consanguinity and reproductive value by William D. Hamilton in 1972. I show that step-wise development of theory proceeded through refinements in the conceptualization of the strategy set, the payoff function and the unbeatable strategy.

Transmissão via Zoom (link brevemente disponível).

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Fábio Dominguez (IGFAE).

Este Workshop tem como objetivo dar a conhecer os Recursos Educacionais Abertos e como tirar proveito desse recurso.

Título do evento e fotografia dos oradores

Encontro Scientia, por José Manuel N. Azevedo (cE3c - Island Biodiversity, Biogeography & Conservation).

Unidade Curricular: Seminário de Bioestatística 2022/2023.

Fotografia de Paulo Crawford, data e localização do evento, imagem alusiva à cosmologia

Este encontro constitui uma merecida homenagem a Paulo Crawford na ocasião do seu octogésimo aniversário, reunindo colegas, ex-alunos e amigos que com ele privaram durante décadas no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DF-FCUL).

Título, data/local do evento e representação de uma cientista

Venha celebrar este dia e conhecer as mulheres que, ao longo de várias gerações, fizeram - e continuam a fazer - história no mundo da ciência.

Título, data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de plantas

Um workshop essencial para todos os que cuidam de plantas ornamentais.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Giorgio Volpe (Department of Chemistry, University College London, London, United Kingdom).

Título do evento, sobre fotografia de duas cientistas

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

This 5-day course offers to the participants a light microscopy course focusing on fluorescence microscopy techniques applied to the detection of proteins and glycans in tissue samples and cell cultures.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Emilien Azéma (Laboratoire de Mécanique et Génie Civil - LMGC, Université de Montpellier, France).

Seminário no âmbito do projeto E3GLOBAL - Einstein, Eddington e o Eclipse. Uma História Global do Eclipse Total de 1919, por Ildeu Moreira (Instituto de Física - UFRJ e Instituto Nacional de C&T - CPCT).

Titulo, dia, hora e local do evento, acompanhados de fotografias dos oradores

O que acontece quando os temas comentados nos media são controversos e os/as investigadores/as sofrem comentários negativos nos media ou online, ou mesmo ameaças? O que pode ou deve o investigador fazer? E como podem também apoiá-lo a sua instituição e os comunicadores que com ele/a trabalham?

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Marco Beretta (University of Bologna).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Angélica Ferroni (PPGHIS - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa).

Lançamento do livro "Galileu em Pádua - Os dezoito Melhores Anos da Minha Vida", da autoria de Alessandro de Angelis (Colaborador do LIP e Professor na Universidade de Pádua/Instituto Superior Técnico).

Iconografia diversa associada ao ensino

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações.

Reflexo do pôr-do-sol nas águas do rio Tejo

Call for Proposals: Multi-Year Projects and Events.

Título, data, hora, local e logótipos das entidades promotoras do evento

In this panel discussion we will compare scientific research processes in Portugal and the US.

Lançamento do livro "Tratado da Prática de Aritmética (1519)", de Gaspar Nicolas, organizado por Jorge Nuno Silva e Pedro Freitas.

Fotografia da Praça do Comércio, em Lisboa

Candidaturas ao prémio (versões preliminares dos artigos) até 28 de fevereiro de 2023.

Logótipo do projeto

A inscrição para participar no projeto pode ser feita até ao dia 26 de fevereiro de 2023.

Fotografia de dois alunos e logótipos das entidades promotoras/participantes

Se esperas muito do teu futuro, conta connosco para dar o salto.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.