Conferência inaugural do projeto VA|PREVENTION

Prevenção primária da diabetes tipo 2: investigação, tecnologia e trabalho em rede

Egas Moniz School of Health & Science, Monte de Caparica
Logótipo do projeto

Pretende-se que esta conferência reúna um conjunto de stakeholders na área da investigação, prática profissional e política de saúde, promovendo a troca de experiências e sinergias entre todos os participantes.

Participação mediante inscrição prévia.

• 14:00 Credenciação e café de boas-vindas
  • 14:30 Abertura | José João Mendes, Egas Moniz School of Health & Science
  • 14:50
    • Panorâmica da epidemiologia e custos da diabetes tipo 2 | João Raposo, Diretor do Observatório Nacional da Diabetes
    • Prevenção da diabetes tipo 2: o papel da atividade física e da alimentação | Nuno Pimenta e José Camolas
    • A abordagem do Programa Nacional para a Diabetes à prevenção da diabetes tipo 2 | Sónia do Vale, Coordenadora do Programa Nacional para a Diabetes
  • 15:35 Moderação: Ana Paula Cláudio
    • Mesa redonda: O papel das intervenções digitais na prevenção da diabetes | João Raposo, Sónia do Vale, Mara Guerreiro
  • 16:05 Pausa para café
  • 16:30
    • Panorâmica do projeto VA | Prevention | Isa Félix
    • Intervenção digital VA | Prevention | Marta Marques e João Balsa
    • Ensaio clínico de efetividade/implementação e avaliação económica | Lúcia Domingues e Joana Alves
  • 17:30 Moderação: Mara Guerreiro
    • Mesa redonda: Trabalho em rede em projetos de investigação e desenvolvimento | Teresa Machado Luciano, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta; Ema Paulino, Professional and Scientific Coordinator da Ezfy, Hélder Martins, Associação Mellitus Criança; Alexandre Tomás, Diretor Executivo do ACES Almada Seixal
  • 18:00 Porto de honra

Sobre o projeto

O projeto VA | PREVENTION "Randomised controlled trial and economic evaluation of a person-centred digital intervention to prevent diabetes in high-risk adults", financiado por fundos nacionais através da FCT (2022.02969.PTDC), conta com a participação de professores do Departamento de Informática de Ciências, membros do LASIGE.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.