Plastics Heritage: History, Limits and Possibilities

Museu Nacional dos Coches, Lisboa
Plastics Heritage Congress 2019

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

Assim, o Congresso Plastics Heritage - History, Limits and Possibilities, tem como objetivo abordar a história e a herança do plástico e alcançar uma compreensão mais profunda sobre os materiais poliméricos históricos (HIPOMS) nas suas várias representações e funções na sociedade.

Este Congresso Internacional decorre do projeto de investigação, financiado pela FCT, “O Triunfo da Baquelite - Contributos para a História do Plástico em Portugal”, coordenado por Maria Elvira Callapez. É organizado pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), ao qual se associa a Plastics Heritage European Association (PHEA).

O programa completo pode ser consultado aqui.

Salienta-se a participação, como keynote Speaker / Orador convidado, do historiador de arte norte-americano Jeffrey Meikle. O seu livro "American Plastic: A Cultural History” é uma referência importantíssima neste campo de estudos. Estará também presente o historiador Robert Friedel que se tem dedicado ao estudo dos "plásticos pioneiros" e Hugh Karraker, produtor, actor e bisneto de Leo Hendrik Baekeland, o químico industrial pioneiro da indústria de plásticos.

Realce também para realização de uma mesa redonda que envolverá académicos, empresários e outras personalidades (Hugh Karraker, Jeffrey Meikle, Robert Friedel, Susan Mossman, Tom Fisher, Penny Sparke, Jaime Rezola Clemente, Miguel Ritto, Paulo Almeida, Nuno Guimarães, Pedro Gonçalves).

Realizar-se-á uma visita guiada à exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal, patente no Museu de Leiria, e desenvolvida em parceria com o projeto. A exposição está patente no Museu de Leiria de abril de 2019 a dezembro de 2020, e pode ser visitada todos os dias, entre as 09h30 e as 17h30.

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

Filipa Isabel Martins Borlinhas defende a tese "Diffusion-Weighted Imaging in Breast Magnetic Resonance".

Por Klaus Harms e João A. Gama (“The Arctic University of Norway", Tromsø, Norway).

Por Nuno Sepúlveda (London School of Hygiene & Tropical Medicine & CEAUL).

O evento pretende incentivar os alunos de Ciências a conhecer, de uma forma informal, ​a investigação que se realiza no DQB.

ECCA 2019 - European Climate Change Adaptation Conference

In preparation for the new decade, society urgently needs to implement actions that can make us more resilient to the challenges of the 21st century.

Inclui três palestras e uma mostra do espólio da Sociedade de Geografia de Lisboa relacionada com a efeméride.

Por Saskia Hogenhout (John Innes Centre - Norwich, UK).

SPN2019 - VI Meeting of the Portuguese Society for Neuroscience

SPN2019 aims at bringing together the vibrant Portuguese Neuroscience community that has been contributing to significantly advance this defying area.

CQE Days - Spring Meeting 2019

The main purpose of the event is to highlight original research trends shared within and between CQE’s new four Thematic Lines: Synthesis, Catalysis and Reactivity - SYNCat; Materials, Soft Matter and NanoChemistry - MATSoft; Sustaina

Jornadas do Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, a decorrerem nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio de 2019.

Por Natasha Samko (UiT The Arctic University of Norway, Narvik).

Sessão de divulgação da oferta pós-graduada do Departamento de Geologia

Sessão de divulgação e de esclarecimento sobre os Mestrados e Pós-Graduações do Departamento de Geologia de Ciências ULisboa, disponíveis no ano letivo de 2019/20.

Por Teresa Melo Quinteiro (ISEL) e Carlos Santos (CEAFEL).

Monóides de isometrias parciais finitas | 15h30
Teresa Melo Quinteiro

Teoria de Jogos Combinatórios: Uma Breve Introdução | 16h15
Carlos Santos

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Phylogeography is one of the recent scientific areas emergent from the dissemination of highthrouput technologies of sequencing starting in the 90’s of the XXth century, with the consequent development of intra-specific genetic variance analysis and its geographic distribution.

FCUL Rally Pro - 7.ª Edição

Inscrições até 17 de maio de 2019.

This conference is devoted to all aspects of Algebraic Geometry and Analysis, and aims at reinforcing the bridge between the fields of Higgs bundles and D-modules.

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

Esta ação inicia-se por uma análise do problema do (in)sucesso e da (reduzida) qualidade da aprendizagem no ensino superior.

O mundo está em transformação, a todos os níveis e escalas. Os paradigmas de ensino acompanham este processo e as instituições envolvidas devem acompanhá-lo, sob pena de, se não o fizerem, ficarem rapidamente obsoletas.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Instrumentos de papel: como usar as volvelles no Astronomicum Caesareum (1540)"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Conferência "Smart Farming e os novos desafios para o Direito"

Conferência organizada em três Mesas-Redondas: i) Smart farming na prática, ii) Regulação inteligente e de precisão e iii) Tecnologia e dados.

Com recurso ao software SPSS, aprenda a aplicar técnicas de análise descritiva e inferencial, saiba como identificar a metodologia apropriada para a sua investigação e interprete os seus resultados.

Por Daniel Spector (National Chiao Tung University in Hsinchu, Taiwan).

IDPASC

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 07 de junho de 2019.