Plastics Heritage Congress 2019

Plastics Heritage: History, Limits and Possibilities

Museu Nacional dos Coches, Lisboa
Plastics Heritage Congress 2019

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

Assim, o Congresso Plastics Heritage - History, Limits and Possibilities, tem como objetivo abordar a história e a herança do plástico e alcançar uma compreensão mais profunda sobre os materiais poliméricos históricos (HIPOMS) nas suas várias representações e funções na sociedade.

Este Congresso Internacional decorre do projeto de investigação, financiado pela FCT, “O Triunfo da Baquelite - Contributos para a História do Plástico em Portugal”, coordenado por Maria Elvira Callapez. É organizado pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), ao qual se associa a Plastics Heritage European Association (PHEA).

O programa completo pode ser consultado aqui.

Salienta-se a participação, como keynote Speaker / Orador convidado, do historiador de arte norte-americano Jeffrey Meikle. O seu livro "American Plastic: A Cultural History” é uma referência importantíssima neste campo de estudos. Estará também presente o historiador Robert Friedel que se tem dedicado ao estudo dos "plásticos pioneiros" e Hugh Karraker, produtor, actor e bisneto de Leo Hendrik Baekeland, o químico industrial pioneiro da indústria de plásticos.

Realce também para realização de uma mesa redonda que envolverá académicos, empresários e outras personalidades (Hugh Karraker, Jeffrey Meikle, Robert Friedel, Susan Mossman, Tom Fisher, Penny Sparke, Jaime Rezola Clemente, Miguel Ritto, Paulo Almeida, Nuno Guimarães, Pedro Gonçalves).

Realizar-se-á uma visita guiada à exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal, patente no Museu de Leiria, e desenvolvida em parceria com o projeto. A exposição está patente no Museu de Leiria de abril de 2019 a dezembro de 2020, e pode ser visitada todos os dias, entre as 09h30 e as 17h30.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, oradores, dia, hora, link e logótipos das entidades organizadoras

Desta vez, o Espaço é todo seu.

Descubra mais sobre o Universo, colocando as suas próprias perguntas a um painel de cinco investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Speaker: Maria Colombo (École Polytechnique Fédérale de Lausanne).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de informações adicionais (título e data)

Dia Aberto de Ciências 2020 realiza-se no dia 3 de junho e será, pela primeira vez, integralmente realizado onlineInscrições até dia 31 de maio.

Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Objectives: provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

More information available here.

Fotografia de participante no Módulo de intercâmbio EIT Health

As candidaturas ao Módulo de Intercâmbio EIT Health, 4.ª Edição, já abriram.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa relativo ao novo Coronavírus (COVID-19).

Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Fotografia de auditório de Ciências ULisboa

Apresentações de João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa).

Imagem alusiva à Escola de Verão de Energia

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

International Colloquium – Biology of the Soricidae

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Fotografia de uma formação rochosa

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

New date: September 14th-16th, 2020.

Logótipo do evento, acompanhado da nova data de realização

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.