Plastics Heritage Congress 2019

Plastics Heritage: History, Limits and Possibilities

Museu Nacional dos Coches, Lisboa
Plastics Heritage Congress 2019

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

Assim, o Congresso Plastics Heritage - History, Limits and Possibilities, tem como objetivo abordar a história e a herança do plástico e alcançar uma compreensão mais profunda sobre os materiais poliméricos históricos (HIPOMS) nas suas várias representações e funções na sociedade.

Este Congresso Internacional decorre do projeto de investigação, financiado pela FCT, “O Triunfo da Baquelite - Contributos para a História do Plástico em Portugal”, coordenado por Maria Elvira Callapez. É organizado pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), ao qual se associa a Plastics Heritage European Association (PHEA).

O programa completo pode ser consultado aqui.

Salienta-se a participação, como keynote Speaker / Orador convidado, do historiador de arte norte-americano Jeffrey Meikle. O seu livro "American Plastic: A Cultural History” é uma referência importantíssima neste campo de estudos. Estará também presente o historiador Robert Friedel que se tem dedicado ao estudo dos "plásticos pioneiros" e Hugh Karraker, produtor, actor e bisneto de Leo Hendrik Baekeland, o químico industrial pioneiro da indústria de plásticos.

Realce também para realização de uma mesa redonda que envolverá académicos, empresários e outras personalidades (Hugh Karraker, Jeffrey Meikle, Robert Friedel, Susan Mossman, Tom Fisher, Penny Sparke, Jaime Rezola Clemente, Miguel Ritto, Paulo Almeida, Nuno Guimarães, Pedro Gonçalves).

Realizar-se-á uma visita guiada à exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal, patente no Museu de Leiria, e desenvolvida em parceria com o projeto. A exposição está patente no Museu de Leiria de abril de 2019 a dezembro de 2020, e pode ser visitada todos os dias, entre as 09h30 e as 17h30.

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.