Plastics Heritage Congress 2019

Plastics Heritage: History, Limits and Possibilities

Museu Nacional dos Coches, Lisboa
Plastics Heritage Congress 2019

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

Assim, o Congresso Plastics Heritage - History, Limits and Possibilities, tem como objetivo abordar a história e a herança do plástico e alcançar uma compreensão mais profunda sobre os materiais poliméricos históricos (HIPOMS) nas suas várias representações e funções na sociedade.

Este Congresso Internacional decorre do projeto de investigação, financiado pela FCT, “O Triunfo da Baquelite - Contributos para a História do Plástico em Portugal”, coordenado por Maria Elvira Callapez. É organizado pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), ao qual se associa a Plastics Heritage European Association (PHEA).

O programa completo pode ser consultado aqui.

Salienta-se a participação, como keynote Speaker / Orador convidado, do historiador de arte norte-americano Jeffrey Meikle. O seu livro "American Plastic: A Cultural History” é uma referência importantíssima neste campo de estudos. Estará também presente o historiador Robert Friedel que se tem dedicado ao estudo dos "plásticos pioneiros" e Hugh Karraker, produtor, actor e bisneto de Leo Hendrik Baekeland, o químico industrial pioneiro da indústria de plásticos.

Realce também para realização de uma mesa redonda que envolverá académicos, empresários e outras personalidades (Hugh Karraker, Jeffrey Meikle, Robert Friedel, Susan Mossman, Tom Fisher, Penny Sparke, Jaime Rezola Clemente, Miguel Ritto, Paulo Almeida, Nuno Guimarães, Pedro Gonçalves).

Realizar-se-á uma visita guiada à exposição Plasticidade - Uma História dos Plásticos em Portugal, patente no Museu de Leiria, e desenvolvida em parceria com o projeto. A exposição está patente no Museu de Leiria de abril de 2019 a dezembro de 2020, e pode ser visitada todos os dias, entre as 09h30 e as 17h30.

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Dorian Gieseler Greenbaum (University of Wales Trinity St David).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Louis D'Eramo (CERN).

Encontro Scientia, por Pedro Pinho (EChanges - cE3c).

Universidade de Lisboa

Nesta feira, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a ULisboa, ouvir e interagir com oradores que fazem parte da nossa Universidade e esclarecer todas as suas dúvidas sobre como vir estudar para Portugal.

We are living through a new phase in human development where much of everyday life – at least in the most technologically developed parts of the world – has come to depend upon our interaction with “smart” artefacts.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário de Lógica Matemática, por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.