Seminário Permanente de Astronomia Antiga

Contar com os céus: os lugares dos astros segundo os cânones e as tábuas Afonsinas

Transmissão através de Videoconferência

Por Samuel Gessner.

Durante os séculos XIV e XV as tábuas astronómicas mais usadas no Ocidente eram as chamadas Tábuas Afonsinas, concebidas em Paris a partir do material oriundo dos astrónomos do Rei Afonso o Sábio. Estas tábuas caracterizam-se por adotar radicalmente a notação sexagesimal, tanto para a medida do tempo como para a medida do espaço (ângulos). Nesta sessão apresentar-se-ão brevemente o âmbito e a estrutura das tábuas e, como exemplo de uso, calcular-se-ão os lugares do sol e de um planeta recorrendo às tábuas de forma a perceber a prática de cálculo comum na idade média latina.

Transmissão em direto via Zoom.

Cartaz do evento

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.