Solid Earth Seminars

The Central-East Atlantic Anomaly

Its role in the genesis of the Canary and Madeira volcanic provinces

Transmissão através de Videoconferência

Por Chiara Civiero (Dublin Institute for Advanced Studies, DIAS, Ireland).

The Canary and Madeira provinces in the Central-East Atlantic Ocean are characterized by an irregular spatio-temporal distribution of volcanism along the hotspot tracks, and several alternative scenarios have been suggested to explain it. Here, we combine results from seismic tomography, shear-wave splitting and gravity along with plate reconstruction constraints to investigate the mantle structure and dynamics beneath those provinces. We find that the Central-East Atlantic Anomaly (CEAA), which rises from the core-mantle boundary and stalls in the topmost lower mantle, is the deep source of distinct upper-mantle upwellings beneath the region. The upwellings detach intermittently from the top of the CEAA and appear to be at different evolutionary stages. We argue that the accumulation of plume material in the topmost lower mantle can play a key role in governing the first-order spatio-temporal irregularities in the distribution of hotspot volcanism.

Transmissão em direto via Zoom (password: 2021_RG234).

IDL - Instituto Dom Luiz

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.