Seminário do projeto "Observar e Aprender"

Transmissão através de Videoconferência
Logótipo do projeto "Observar e Aprender"
ULisboa

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

Inscrições | Programa

 

Neuza Pedro (Instituto de Educação) apresenta a palestra “Ensino Online na realidade atual: desafios e oportunidades para o desenvolvimento profissional”. Posteriormente, serão apresentados os resultados do tratamento das grelhas de observação coligidas durante o 1.º semestre do ano letivo 2019/2020. Depois, serão discutidos aspetos práticos relacionados com o funcionamento do projeto neste semestre e haverá um tempo para partilha de experiências dos participantes em edições anteriores. No final do seminário, os quartetos de observação (que entretanto serão formados) serão convidados a trabalhar em salas virtuais paralelas por forma a que as equipas se possam conhecer e agendar desde logo o seu calendário de observações.


O projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

As competências e a prática letiva podem ser melhoradas através do feedback recebido pelo observado, mas também através da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados. 

O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes).

A equipa que coordena este projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa após a realização de nove bem sucedidas edições, onde foi possível contar com a participação ativa de 203 docentes de 17 Escolas da Universidade de Lisboa. O objetivo continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de docentes da ULisboa.

Realizar-se-á no início de cada semestre um evento para a preparação das tarefas de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior.

14h00

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Levente László (Eötvös University).

BioISI Research Seminar, por Miguel Machuqueiro (BioISI - Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento e imagem de arquivo do MUHNAC

Os estudantes de Ciências contra o regime ditatorial e colonialista - 1968-1974.

Título/data do evento, logótipo do projeto Ciências em Harmonia e título "Ninguém te vai amar como eu."

Uma sessão dinamizada e conduzida pelo GAPsi, a decorrer pelas 13h do dia 18 de abril.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Henrique Carvalho (LIP Minho).

O MUHNAC associa-se, uma vez mais, a estas comemorações, com um programa de atividades gratuitas subordinadas ao tema da edição de 2024 "Catástrofes e conflitos à Luz da Carta de Veneza".

Título/data/local do evento e pormenor de pintura representando uma mulher

Reasoning Seminar, por José Manuel Mestre (University of St. Andrews/Stirling).

Fotografia de três pessoas a apontarem para o teclado/ecrã de computador portátil

Workshop de participação gratuita, mediante inscrição até 16 de abril.

Hi-Phi Seminar, por Ignacio García-Pereda (CIUHCT), Silvia Di Marco (CFCUL), Hugo Soares (CIUHCT) e João L. Cordovil (CFCUL).

Nuno Gonçalves, estudante de doutoramento de Ciências e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, é um dos oradores da 73.ª edição do PubhD de Lisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Jaime Ramos (IST - Universidade de Lisboa).

Logótipos da Sociedade Portuguesa de Física e da comemoração do respetivo Jubileu

Nesta sessão, organizada em parceria com o NFEF-FCUL, será lançado um postal dos CTT evocativo dos 50 anos da SPF e será feito o lançamento do volume 47, n.º 1 da Gazeta de Física.

O programa inclui a atribuição de cartas de reconhecimento de mérito aos melhores alunos que concluíram a licenciatura em Geologia ano letivo 2023, seguida da apresentação do vídeo da excursão final integradora do Mestrado em Geologia da FCUL.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Elodie Gomes Marques (DINÂMIA'CET-Iscte - Centro de Estudos sobre a Mudança Socieconomica e o Território).

Seminário Doutoral I (Doutoramento em História e Filosofia das Ciências), por Joana Lima de Oliveira.

Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril. Virgínia Dignum, especialista Nações Unidas para IA, é oradora convidada.

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

An event specifically focused on technicalities & Data Science.

Talk @LASIGE, por Fernando Gallego Donoso (University of Malaga, Computational Intelligence in Biomedicine - ICB).
 

This 7th edition will once again gather specialists in the field of Combinatorial Optimization from several countries to present and discuss recent research work.

Comemorações do 30.º aniversário da VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre até 30 de abril.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Páginas