Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.
Inscrições | Programa
Neuza Pedro (Instituto de Educação) apresenta a palestra “Ensino Online na realidade atual: desafios e oportunidades para o desenvolvimento profissional”. Posteriormente, serão apresentados os resultados do tratamento das grelhas de observação coligidas durante o 1.º semestre do ano letivo 2019/2020. Depois, serão discutidos aspetos práticos relacionados com o funcionamento do projeto neste semestre e haverá um tempo para partilha de experiências dos participantes em edições anteriores. No final do seminário, os quartetos de observação (que entretanto serão formados) serão convidados a trabalhar em salas virtuais paralelas por forma a que as equipas se possam conhecer e agendar desde logo o seu calendário de observações.
O projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.
As competências e a prática letiva podem ser melhoradas através do feedback recebido pelo observado, mas também através da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados.
O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes).
A equipa que coordena este projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa após a realização de nove bem sucedidas edições, onde foi possível contar com a participação ativa de 203 docentes de 17 Escolas da Universidade de Lisboa. O objetivo continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de docentes da ULisboa.
Realizar-se-á no início de cada semestre um evento para a preparação das tarefas de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior.