Seminário do projeto "Observar e Aprender"

Transmissão através de Videoconferência
Logótipo do projeto "Observar e Aprender"
ULisboa

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

Inscrições | Programa

 

Neuza Pedro (Instituto de Educação) apresenta a palestra “Ensino Online na realidade atual: desafios e oportunidades para o desenvolvimento profissional”. Posteriormente, serão apresentados os resultados do tratamento das grelhas de observação coligidas durante o 1.º semestre do ano letivo 2019/2020. Depois, serão discutidos aspetos práticos relacionados com o funcionamento do projeto neste semestre e haverá um tempo para partilha de experiências dos participantes em edições anteriores. No final do seminário, os quartetos de observação (que entretanto serão formados) serão convidados a trabalhar em salas virtuais paralelas por forma a que as equipas se possam conhecer e agendar desde logo o seu calendário de observações.


O projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

As competências e a prática letiva podem ser melhoradas através do feedback recebido pelo observado, mas também através da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados. 

O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes).

A equipa que coordena este projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa após a realização de nove bem sucedidas edições, onde foi possível contar com a participação ativa de 203 docentes de 17 Escolas da Universidade de Lisboa. O objetivo continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de docentes da ULisboa.

Realizar-se-á no início de cada semestre um evento para a preparação das tarefas de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior.

14h00

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Carvalho (Soft and Biological Matter - CFisUC, Department of Physics, University of Coimbra, Portugal).

Seminário por Pavel Dvořák (TIFR / Charles University).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por José Ramón Madrid Padilla (Virginia Tech).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Francisco Malta Romeiras (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento e pintura de casa na planta de um pé

Sessão inaugural do Ciclo de Debates "Pensar a Dois Tempos".

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Ricardo Vigário (LIBPhys-UNL, NOVA School of Science and Technology).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

O objetivo deste workshop é juntar especialistas portugueses e espanhóis em história política, cultural, científica e marítima do século XVI que, num ambiente informal, irão debater a importância deste intercâmbio.

Inscrições até 24 de maio.

Seminário de Sistemas Dinâmicos, por Wolfgang Förg-Rob (Universität Innsbruck).

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Criança a segurar num globo terrestre

A conferência é dedicada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança".

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Fernando Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil).

Título/data/local do evento, sobre representação do cérebro humano

Quatro dos doze finalistas da competição são de Ciências ULisboa.

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Inscrições de docentes e investigadores de Ciências até 02 de junho.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Páginas