Seminário do projeto "Observar e Aprender"

Transmissão através de Videoconferência
Logótipo do projeto "Observar e Aprender"
ULisboa

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

Inscrições | Programa

 

Neuza Pedro (Instituto de Educação) apresenta a palestra “Ensino Online na realidade atual: desafios e oportunidades para o desenvolvimento profissional”. Posteriormente, serão apresentados os resultados do tratamento das grelhas de observação coligidas durante o 1.º semestre do ano letivo 2019/2020. Depois, serão discutidos aspetos práticos relacionados com o funcionamento do projeto neste semestre e haverá um tempo para partilha de experiências dos participantes em edições anteriores. No final do seminário, os quartetos de observação (que entretanto serão formados) serão convidados a trabalhar em salas virtuais paralelas por forma a que as equipas se possam conhecer e agendar desde logo o seu calendário de observações.


O projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

As competências e a prática letiva podem ser melhoradas através do feedback recebido pelo observado, mas também através da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados. 

O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes).

A equipa que coordena este projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa após a realização de nove bem sucedidas edições, onde foi possível contar com a participação ativa de 203 docentes de 17 Escolas da Universidade de Lisboa. O objetivo continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de docentes da ULisboa.

Realizar-se-á no início de cada semestre um evento para a preparação das tarefas de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior.

14h00
Logótipo dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Caixa Geral de Depósitos

Considerando a evolução recente da pandemia de COVID-19 e a resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro, o evento foi adiado.

Evento de comemoração do Dia Mundial da Estatística - WSD2020, promovido pela REVSTAT - Statistical Journal, com apoio do CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, da SPE - Sociedade Portuguesa de Estatística e do INE - Instituto Nacional de Estatística.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada dos títulos, datas e horários das sessões

Pretende-se com estes webinars que os alunos adquiram alguns conhecimentos e desenvolvam competências como proatividade, falar em público, gestão de tempo e liderança, para que ao longo do ano letivo integrem associações, núcleos ou outras organizações, para além do curso.

Speaker: Daniele Casalbore (Istituto di Geologia Ambientale e Geoigegneria - Centro Nazionale Ricerche, Dipartimento Scienze della Terra, Università Sapienza Roma).

Por Longmei Shu (Emory University).

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 22 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada dos títulos, datas e horários das sessões

Pretende-se com estes webinars que os alunos adquiram alguns conhecimentos e desenvolvam competências como proatividade, falar em público, gestão de tempo e liderança, para que ao longo do ano letivo integrem associações, núcleos ou outras organizações, para além do curso.

Por Carina Silva (Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa & Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Speaker: Jean-Baptiste Casteras (CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

Speaker: Davide Masoero (Grupo de Física Matemática, FCUL).

Evento dirigido a educadores e professores do ensino pré-escolar ao secundário, com o objetivo de divulgar o programa educativo, dar a conhecer as atividades do mesmo, apresentar as novidades para o presente ano letivo, e ainda divulgar outros projetos ou entidades convidadas que promovam a literacia do Oceano.

Divulgação dos resultados do projeto Crassoreab - Reabilitação da produção de ostra portuguesa Crassostrea angulata com recurso a microalgas autóctones.

A Feira da Matemática está de volta ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Este ano, com um programa exclusivamente online.

Herdade da Ribeira Abaixo (Grândola), estação de campo do cE3c, organiza mais um Dia Aberto!

A equipa da Herdade convida todos os interessados para a iniciativa Vamos dar abrigo aos morcegos, que pretende dar a conhecer as espécies e colocação de abrigos e colónias para morcegos.

Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, data e logótipo da entidade organizadora

ANALÍTICA 2020, 10.º Encontro da Divisão de Química Analítica da SPQ, começou por ser planeado para ter lugar em Lisboa, de 26 a 28 de outubro de 2020.

Scientific achievements, contributions to fight COVID-19, speed dates and posters…

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

Fotografia de docentes

Instructor immediacy refere-se aos comportamentos verbais e não verbais que potenciam a proximidade do docente aos estudantes.

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Páginas