Conferência

Complexidade em 2020: Ensinamentos

Convento da Arrábida

O 20.º encontro dos Caminhos da Complexidade irá debruçar-se sobre os ensinamentos decorrentes da pandemia. Das ciências naturais às sociais, do meio ambiente à economia, da saúde à cibersegurança, será feita uma retrospetiva das principais mudanças a que temos assistido e de que forma estas poderão moldar a definição de políticas globais.

Desde 2000 que o Instituto de Ciências da Complexidade, em colaboração com a Fundação Oriente e também com a Fundação Calouste Gulbenkian, tem vindo a organizar um encontro anual em que os mais diversos temas das ciências naturais e sociais são abordados numa perspectiva inclusiva e numa tentativa de fazer sentido do mundo complexo em que vivemos. As mesmas entidades propõe-se realizar novo encontro em 2021, com a participação adicional do BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (Ciências ULisboa), do CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (Ciências ULisboa) e do CISUC - Centro para a Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.

Todos os sistemas dinâmicos estão em constante mudança. Geralmente designamos tal mudança por evolução sendo que os mecanismos de regulação servem para diminuir o ritmo dessas mudanças. No passado, a mudança era perceptível pelas devastações que sempre se seguiam às guerras, às calamidades naturais, nas grandes fomes, nas epidemias. Ou, mais subtilmente, na alternância das gerações. Esta progressividade levou muita boa gente a afirmar que conseguia prever o futuro, essa fatal vertigem dos humanos. Alguns, pobres incautos, almejaram mesmo ter descoberto o sentido da história. O punhado dos que alcançaram sucesso nas respectivas épocas era dotado sobretudo da lucidez de adivinhar acontecimentos que só se produziriam muito para além da sua própria morte. O estudo dos sistemas complexos indica-nos, contudo, que há momentos disruptivos, as bifurcações, em que a mudança é subitamente acelerada transportando-nos para uma nova realidade. 2020 relembrou-nos esta inevitável imprevisibilidade.

Seminário do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia de Ciências ULisboa, por Pedro Pinto (Valorcar).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Vania Silverio (INESC Microsistemas e Nanotecnologias, IST).

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

A 17.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2022/2023.

Evento cancelado.

Banner do evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores 2022, sobre um fundo verde

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem a grande festa da ciência.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.