Conferência

Complexidade em 2020: Ensinamentos

Convento da Arrábida

O 20.º encontro dos Caminhos da Complexidade irá debruçar-se sobre os ensinamentos decorrentes da pandemia. Das ciências naturais às sociais, do meio ambiente à economia, da saúde à cibersegurança, será feita uma retrospetiva das principais mudanças a que temos assistido e de que forma estas poderão moldar a definição de políticas globais.


Desde 2000 que o Instituto de Ciências da Complexidade, em colaboração com a Fundação Oriente e também com a Fundação Calouste Gulbenkian, tem vindo a organizar um encontro anual em que os mais diversos temas das ciências naturais e sociais são abordados numa perspectiva inclusiva e numa tentativa de fazer sentido do mundo complexo em que vivemos. As mesmas entidades propõe-se realizar novo encontro em 2021, com a participação adicional do BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (Ciências ULisboa), do CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (Ciências ULisboa) e do CISUC - Centro para a Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.

Todos os sistemas dinâmicos estão em constante mudança. Geralmente designamos tal mudança por evolução sendo que os mecanismos de regulação servem para diminuir o ritmo dessas mudanças. No passado, a mudança era perceptível pelas devastações que sempre se seguiam às guerras, às calamidades naturais, nas grandes fomes, nas epidemias. Ou, mais subtilmente, na alternância das gerações. Esta progressividade levou muita boa gente a afirmar que conseguia prever o futuro, essa fatal vertigem dos humanos. Alguns, pobres incautos, almejaram mesmo ter descoberto o sentido da história. O punhado dos que alcançaram sucesso nas respectivas épocas era dotado sobretudo da lucidez de adivinhar acontecimentos que só se produziriam muito para além da sua própria morte. O estudo dos sistemas complexos indica-nos, contudo, que há momentos disruptivos, as bifurcações, em que a mudança é subitamente acelerada transportando-nos para uma nova realidade. 2020 relembrou-nos esta inevitável imprevisibilidade.

 

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.