Constantemente, um cientista é confrontado com a pergunta “porquê?”, seja por si mesmo, por outros cientistas, ou ainda mais assustadoramente… por uma criança na idade dos “porquês”!!
Nestas alturas, o cientista não pode usar o seu vocabulário cheio de acrónimos e pressupostos, mas tem de simplificar e tornar tudo mais palpável.
Nesta conversa, através de discurso simples e exemplos práticos, serão desmistificados alguns conceitos da Astronomia permitindo que, no final, cada um leve o Universo na palma da sua mão.
Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
No dia 28 de setembro de 2019, a sessão mensal das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2019.
Nota Biográfica
Hugo Messias é Licenciado em Física (ramo Astronomia e Astrofísica) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Universidade de Lisboa.
Após o seu doutoramento, rumou ao Chile para trabalhar na Universidad de Concepción, com dados do maior radiotelescópio do mundo, o Atacama Large Millimeter Array (ALMA). Entre 2014 e 2016, ao abrigo de uma bolsa de pós-doutoramento da FCT, foi o Cientista responsável do Centro Português de Competências ALMA (PACE).
Até recentemente trabalhou como investigador no ALMA, onde contribuiu para a ciência produzida por um dos telescópios mais poderosos do mundo. Atualmente o Hugo é Investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) onde estuda a formação e evolução de galáxias.