Por Luís Morgado (Science Communication Office ITQB NOVA).
Inscrição no valor de €10 para investigadores, docentes e funcionários de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.
Desde os primórdios da humanidade que a imagem se constituiu como ferramenta essencial na evolução do ser humano. O desenvolvimento cognitivo possibilitou a capacidade de expressarmos e comunicarmos visualmente a nossa perceção do mundo. Na era digital que atualmente vivemos a informação e transferência de conhecimento é veiculada essencialmente de forma visual.
Encontramos diversos conteúdos de comunicação de ciência disponibilizados nos media, websites, redes sociais e livros onde o texto partilha a sua importância com infografias, ilustrações, fotografias e vídeos. Para serem descodificados e interpretados é fundamental que estes suportes de comunicação visual sejam estruturados em princípios de design gráfico. Uma boa composição e harmonia dos elementos visuais facilita e promove uma comunicação assertiva que deve ser também apelativa de forma a cativar o observador.
A transferência de conhecimento é mais eficiente se o seu processo contiver elementos visuais e no caso da ciência é fundamental o uso de imagens. A ciência sempre se fez de e com imagens como ferramenta de investigação, mas também de divulgação de conhecimento. A comunidade científica é responsável pela disseminação de conhecimento aos pares e à sociedade e num mundo cada vez mais visual é imperativo que sejam concebidos conteúdos claros, assertivos e compreensíveis para o público a quem se destinam.
O Workshop de Comunicação Visual de Ciência tem como objetivo demonstrar aos participantes: a Importância da Imagem na Ciência, os Princípios de Design Gráfico e os Elementos Visuais em Ciência. Na componente prática, serão realizadas dinâmicas de criação, desenvolvimento criativo e aplicação dos princípios apresentados. Através dos exercícios desenvolvidos pelos participantes, pretende-se sensibilizar para a importância do pensamento visual e para a necessidade da criação de conteúdos de comunicação visual de ciência estruturados em princípios elementares de design.