Formação de Comunicação em Ciência(s)

Comunicação Visual de Ciência

Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, orador, data)

Por Luís Morgado (Science Communication Office ITQB NOVA).

Inscrição no valor de €10 para investigadores, docentes e funcionários de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.

Desde os primórdios da humanidade que a imagem se constituiu como ferramenta essencial na evolução do ser humano. O desenvolvimento cognitivo possibilitou a capacidade de expressarmos e comunicarmos visualmente a nossa perceção do mundo. Na era digital que atualmente vivemos a informação e transferência de conhecimento é veiculada essencialmente de forma visual.

Encontramos diversos conteúdos de comunicação de ciência disponibilizados nos media, websites, redes sociais e livros onde o texto partilha a sua importância com infografias, ilustrações, fotografias e vídeos. Para serem descodificados e interpretados é fundamental que estes suportes de comunicação visual sejam estruturados em princípios de design gráfico. Uma boa composição e harmonia dos elementos visuais facilita e promove uma comunicação assertiva que deve ser também apelativa de forma a cativar o observador.

A transferência de conhecimento é mais eficiente se o seu processo contiver elementos visuais e no caso da ciência é fundamental o uso de imagens. A ciência sempre se fez de e com imagens como ferramenta de investigação, mas também de divulgação de conhecimento. A comunidade científica é responsável pela disseminação de conhecimento aos pares e à sociedade e num mundo cada vez mais visual é imperativo que sejam concebidos conteúdos claros, assertivos e compreensíveis para o público a quem se destinam.

O Workshop de Comunicação Visual de Ciência tem como objetivo demonstrar aos participantes: a Importância da Imagem na Ciência, os Princípios de Design Gráfico e os Elementos Visuais em Ciência. Na componente prática, serão realizadas dinâmicas de criação, desenvolvimento criativo e aplicação dos princípios apresentados. Através dos exercícios desenvolvidos pelos participantes, pretende-se sensibilizar para a importância do pensamento visual e para a necessidade da criação de conteúdos de comunicação visual de ciência estruturados em princípios elementares de design.

14h00-19h00
Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Workshop sobre Arqueologia Histórica, Ciências Ambientais e Trabalho em Comunidade.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.