Noites no Observatório

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
Astrobiologia, a origem e a procura de vida no sistema solar
IA

Por Zita Martins (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa).

As questões de como surgiu a vida na Terra e da procura de vida extraterrestre no Universo permanecem sem resposta. Apesar disto, os cientistas consideram que a vida surgiu a partir de moléculas simples até evoluir para organismos mais complexos.

Nesta palestra Zita Martins irá falar da origem da vida na Terra, incluindo a contribuição de cometas, asteroides e meteoritos. Irá também falar de outros locais no sistema solar que podem ter vida e de como futuras missões espaciais poderão desvendar um dos grandes mistérios da ciência.

No mês de abril de 2018, as Noites no Observatório celebram o seu 8.º aniversário numa sessão de festa e repleta de surpresas.

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Nota Biográfica: Zita Martins é Astrobióloga e Professora Associada no Instituto Superior Técnico (IST). Foi University Research Fellow (URF) da Royal Society no Imperial College em Londres até ao Outono de 2017. É licenciada em Química pelo IST, e foi Cientista Convidada da NASA enquanto concluía o doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (Países Baixos).

Em 2012 foi Professora Convidada na Universidade Nice-Sophia Antipolis (França). Trabalhou durante cerca de 2 anos para a missão a Marte ExoMars, sendo actualmente Co-Investigadora de duas missões espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA) que irão ser instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS).

Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de Libras. Faz ativamente comunicação de Ciência nos meios de comunicação social internacional, e foi selecionada pelo canal de TV BBC como Expert Scientist Women. Foi condecorada em 2015 por Sua Excelência o Presidente da República de Portugal com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

BioISI Research Seminar, por Sophie Jackson (University of Cambridge, UK).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Dorian Gieseler Greenbaum (University of Wales Trinity St David).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Louis D'Eramo (CERN).

Encontro Scientia, por Pedro Pinho (EChanges - cE3c).

Universidade de Lisboa

Nesta feira, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a ULisboa, ouvir e interagir com oradores que fazem parte da nossa Universidade e esclarecer todas as suas dúvidas sobre como vir estudar para Portugal.

We are living through a new phase in human development where much of everyday life – at least in the most technologically developed parts of the world – has come to depend upon our interaction with “smart” artefacts.

Logótipo do consórcio e imagem de pessoa a usar máscara

2.ª Conferência Anual Lisbon Living + tem como objetivo reunir a academia, a saúde, a sociedade e os setores de inovação e tecnologia para analisar os impactos da pandemia COVID-19 em Portugal e recolher lições para o futuro.

Logótipo dos 100 anos da criação da licenciatura em Engenharia Geográfica/Geoespacial

A participação no evento é gratuita, mediante inscrição obrigatória até 12 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications.

Seminário de Lógica Matemática, por Bruno Jacinto (Universidade de Lisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Anna Ciaunica (CFCUL/GI2).

Seminário conjunto do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Kristen Campbell (University of Colorado Anschutz Medical Campus, USA).

Research at the Faculty of Sciences

Participation is free but prior registration is suggested.

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.