Microclimas urbanos: das observações à modelação

Sala 8.2.47, FCUL, Lisboa

Por António Lopes (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território / Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa).

As cidades estão normalmente mais quentes que os arredores ruralizados. Os espaços públicos urbanos (urban canyons) são formados por conjuntos complexos de edifícios e outros elementos maioritariamente cobertos por superfícies de cores e texturas variadas. A pouca vegetação que caracteriza as cidades não permite trocas de calor latente suficientes para arrefecer os espaços urbanos e as cores anormalmente escuras e múltiplas superfícies refletoras absorvem mais energia solar e causam o aumento da temperatura. Para além disso, a poluição e as atividades humanas geram fluxos de calor antrópico que contribuem para um padrão térmico conhecido como ilhas urbanas de calor (UHI), que tendem a manter-se se vento for fraco. Para compreender os fatores que modificam o balanço energético local que estão na causa das ilhas de calor são usados dados de redes urbanas de observação de temperatura, humidade e outros elementos meteorológicos, que servem de input a modelos de downscaling estatísticos (mesoescala) e simulações locais de micro-escala. Estes modelos são utilizados para simular diferentes configurações urbanas e assim criar ferramentas de apoio à decisão no planeamento e ordenamento dos territórios urbanos.

Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia

Solid Earth Seminar, por Ane de Celis (Grupo de Biología Evolutiva, UNED).

Fotografia de palestra a decorrer nas instalações de Ciências ULisboa

Encontro de Comunicação de Ciência(s), por Amelia Ortiz-Gil (Universidad de Valencia), Francesca Primas (European Southern Observatory) e Jake Noel-Storr (University of Groningen).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Jonathan Hollar (LIP).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Halim Kusumaatmaja.

Lisbon Webinar in Analysis in Differential Equations, por Charles Collot (Cergy Paris Université).

Sessão da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa, por Maria Ivette Gomes (Ciências ULisboa).

Geometry Webinar, por André Oliveira (CMUP).

Mathematical Logic Webinar, por Fernando Ferreira (Universidade de Lisboa - CMAFcIO).

This course is conceived to give an integrated view of the living component of soils, and its key role on ecosystem functions and processes.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por José Ferreirós (Universidade de Sevilha).

Sessão de esclarecimento e divulgação da Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT.

Título da iniciativa, sobre uma imagem estilizada de Lisboa (Praça do Comércio)

Candidaturas a decorrer até 30 de janeiro de 2021.

Sessão de esclarecimento e divulgação das Bolsas do Programa Fulbright para Estudantes e Professores Portugueses.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização

Evento final do projeto europeu PROSEU - PROSumers of the Energy Union: mainstreaming active participation of citizens in the energy transition.

Fotografia de pessoas, acompanhada do título da iniciativa

A ULisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.

Imagem ilustrativa do concurso, acompanhada do respetivo logótipo

Candidaturas para a 2.ª edição do Campus 2030 a decorrer até 07 de fevereiro de 2021 - uma oportunidade para estudantes, professores e investigadores converterem o seu campus num modelo global de sustentabilidade.

This course promotes a multidisciplinary approach presenting the most recent findings on the topic and challenging the traditional way of considering symbiotic associations as exceptions and not as the rule.

Imagem ilustrativa da iniciativa (ameaças à vida marinha)

O projeto visa apresentar soluções que contribuam para o desafio atual da sustentabilidade dos Oceanos - candidaturas até 15 de fevereiro de 2021.

The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects.

Feixes luminosos

Ação de formação dirigida aos docentes e investigadores de Ciências ULisboa, pela formadora Sofia Sá.

Geometry Webinar, por Thomas Krämer (Humboldt Universität zu Berlin).

A disseminação da SARS-CoV 2 faz centrar na vacinação a melhor expectativa para suster a pandemia, e retoma a reflexão sobre os valores que a sua administração põe em confronto.

Imagem ilustrativa do prémio

Um prémio dirigido aos jovens investigadores a trabalhar em Portugal com objetivos de investigação centrados no Atlântico, com candidaturas entre 01 e 28 de fevereiro de 2021.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), and media professionals, through their engagement and participation in citizen science activities.