A Teoria da Relatividade Geral de Einstein fez cem anos de idade. Foi com ela que começámos a conseguir ler a história do nosso Universo. Nos últimos vinte anos entrámos numa nova era de cosmologia de precisão, nunca se soube tanto sobre o nosso Universo.
Apesar destes progressos, nunca estivemos tão conscientes de saber tão pouco, porque descobrimos que a matéria comum constitui apenas 5% da energia do Universo.
Os restantes 95% formam um lado escuro do Universo, constituído de mistério puro. Vamos explorar este lado escuro do Universo e tentar fazer luz sobre o desconhecido.
Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
Nota Biográfica
Tiago Barreiro é licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Física pela Universidade de Sussex, tendo tido como supervisor Ed Copeland. A sua área de interesse é a cosmologia teórica, tendo trabalhado sobretudo em inflação primordial e em modelos de quintessência. Atualmente o Tiago é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professor na Universidade Lusófona.