Seminário

Fishing for neutrinos with KM3NeT

Astroparticle and Oscillation Research with Cosmics in the Abyss

Sala de Seminários do LIP (com transmissão via Zoom)

Por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

In recent decades, scientists have sought to expand our knowledge of the Universe using messengers other than visible light. This new field of multi-messenger astronomy correlates observations in gamma rays, charged particles, gravitational waves and last but not least neutrinos. 

Neutrinos are the most elusive of the known elementary particles, they easily escape from the heart of the violent cosmic phenomena in which they are created and provide unique information on the mechanisms of their production and acceleration. In order to be able to detect these neutrinos, physicists have developed a new kind of telescope comprising three-dimensional arrays of several hundred photo-sensors installed at the bottom of lakes, seas or in the ice caps.

ANTARES is the first deep sea neutrino telescope, immersed at a depth of 2500m offshore the french provencal coast and has been operating for more than 15 years. Today, European physicists are in the process of constructing its successor, KM3NeT (https://www.km3net.org/), a more ambitious project, which will not only search for cosmic neutrinos but also allow unparalleled precision measurements of certain fundamental properties of the mysterious neutrino itself related to their oscillation phenomena and their masses.

These novel underwater observatories are also multi-disciplinary scientific and technological platforms allowing the connection of a wide variety of instrumentation for real-time observation of the abyssal marine environment.


Transmissão via Zoom.

11h30-13h00
LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Assinalando o Dia Mundial da Terra, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência propõe visitas orientadas aos três jardins botânicos da Universidade de Lisboa e à exposição de minerais do museu.

Earth Systems Seminar, por David Barriopedro Cepero (Instituto de Geociencias - IGEO, CSIC-UCM).

Uma atividade coordenada por Vítor Lapa Fernandes (aluno de CIÊNCIAS), promotor do projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Título da conferência, sobre um quadro de ardósia

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Candidaturas a partir de 07 de abril!

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Título/data do evento e vários objetos museológicos

This course aims to provide an updated vision of the potential of museum collections for biodiversity research. More specifically, aims to present case studies on the value of museums and the use of collections and specimens in the 21st century, using new technologies and analytical methods.

Páginas