Seminário de Análise e Equações Diferenciais

A consistent relaxation of optimal design problems for coupling shape and topological derivatives

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Por Samuel Amstutz (Université d'Avignon).

Abstract: I will present a general procedure for approximating a `black and white' shape and topology optimization problem with a density optimization problem, allowing for the presence of `grayscale' regions. The construction relies on a regularizing operator for smearing the characteristic functions involved in the exact optimization problem, and on an interpolation profile, which endows the intermediate density regions with fictitious material properties. Under mild hypotheses on the smoothing operator and on the interpolation profile, we prove that the features of the approximate density optimization problem (material properties, objective function, etc.) converge to their exact counterparts as the smoothing parameter vanishes. In particular, the Frechet derivative of the approximate objective functional with respect to the density function converges to either the shape or the topological derivative of the exact objective, depending on whether it is evaluated at the boundary of the domain or in its interior. These results shed new light on the connections between these two different notions of sensitivities for functions of the domain and on the construction of consistent interpolation schemes. Related algorithms, including level-set formulations and the incorporation of perimeter penalization, will be discussed and illustrated by numerical outputs.

Joint work with Charles Dapogny and Alex Ferrer.

CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional
Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Speaker: Pedro Pinto (Technische Universitat Darmstadt).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, data e logótipo da entidade organizadora

O programa constará de lições plenárias, palestras convidadas, comunicações orais, apresentações em painel e debates sobre todos os temas da Química Analítica moderna.

Por Bruno Jacinto (CFCUL/GI1).

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

Scientific achievements, contributions to fight COVID-19, speed dates and posters…

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

Fotografia de docentes

Instructor immediacy refere-se aos comportamentos verbais e não verbais que potenciam a proximidade do docente aos estudantes.

O Projeto Emc2 sobre a ‘Camarinha’ -‘Corema album (L.) D. Don’: de iniciativas de educação ambiental a medidas de conservação desta planta endémica com pequenos frutos de grande potencial.

Título e data do evento, inseridos numa fotografia do campus do Instituto Politécnico de Tomar

A conferência constitui um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior.

Speaker: Hugo Gamboa (Plux).

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Logótipo do Encontro Ciência 2020, sobre um fundo branco

A iniciativa visa promover um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica além do mundo da investigação científica, procurando estimular a participação e a interação entre investigadores, o setor empresarial e o público em geral.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, datas e logótipos das entidades participantes

Do you have the spirit of an innovator and a problem solver but feel like you need new skills and hands-on challenges to test your capabilities? Do you want to know more about innovation and entrepreneurship and experience it hands on?

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da indicação e fotografias dos oradores

A AICIB e o HCP promovem conjuntamente um Info Day online dedicado ao tema Saúde do Horizonte Europa.