Seminário Global History Reading Group

Arquivos e história da tecnologia

Transmissão através de Videoconferência
Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos. Deixámos de o ver apenas como espaço razoavelmente imutável onde os historiadores se abastecem da matéria-prima necessária à prossecução do seu trabalho. Alternativamente, o arquivo tornou-se sujeito, um agente do processo histórico tão importante quanto aqueles que lhe deram forma. O archival turn conduziu-nos à ideia de arquivo enquanto documento ele próprio, com uma história que importa explorar per se. A investigação avançou consideravelmente em tempos recentes, sobretudo pela mão de historiadores, arquivistas e antropólogos, todos eles interessados no papel da informação e da burocracia na sua relação com o poder e a sociedade (os filósofos haviam sido dos primeiros a tratar o assunto). O arquivo colonial, em particular, tem estado no centro do debate. Em todo o caso, a “nova história” do arquivo é ainda uma narrativa um tanto eurocêntrica, pouco atenta aos modos como se geravam, guardavam e organizavam documentos no “resto do mundo”.

Leituras para a sexta sessão:

Programa do evento

O propósito deste grupo de leitura é justamente o de questionar o arquivo, refletindo acerca da sua história no último meio milénio e, bem assim, do modo como a sua relação com o historiador tem evoluído ao longo do último meio século. O programa das sessões e a lista de leituras propostas procuram ir ao encontro de algumas das questões que marcam o presente debate historiográfico, incluindo os termos da nossa relação com o arquivo face aos desafios que se perfilam. O grupo reunir-se-á cerca de duas vezes por mês, entre fevereiro e junho de 2022, mas a corrente situação de pandemia obriga a que as sessões sejam exclusivamente online (plataforma Zoom) até indicação em contrário. A participação no grupo implica inscrição prévia através de e-mail enviado para o respetivo coordenador (jmflores@fc.ul.pt). Os textos para debate serão enviados por e-mail para todos os inscritos com pelo menos uma semana de antecedência em relação à sessão seguinte. A discussão decorrerá em português ou em inglês, consoante a composição do grupo.

11h00-13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências | Ciências ULisboa

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Francisco Malta Romeiras (Universidade de Lisboa).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por José Ramón Madrid Padilla (Virginia Tech).

Título/data/local do evento e pintura de casa na planta de um pé

Sessão inaugural do Ciclo de Debates "Pensar a Dois Tempos".

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Ricardo Vigário (LIBPhys-UNL, NOVA School of Science and Technology).

O objetivo deste workshop é juntar especialistas portugueses e espanhóis em história política, cultural, científica e marítima do século XVI que, num ambiente informal, irão debater a importância deste intercâmbio.

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Seminário de Sistemas Dinâmicos, por Wolfgang Förg-Rob (Universität Innsbruck).

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Inscrições até 24 de maio.

Criança a segurar num globo terrestre

A conferência é dedicada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança".

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Fernando Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil).

Título/data/local do evento, sobre representação do cérebro humano

Quatro dos doze finalistas da competição são de Ciências ULisboa.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Fernando Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil).

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Inscrições de docentes e investigadores de Ciências até 02 de junho.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Páginas