Vivemos num Universo que parece ter sido ajustado de forma muito precisa para permitir a nossa existência. Dá-se o nome de “coincidências cósmicas” a estes ajustes finos, das leis Físicas, que parecem ter sido escolhidos propositadamente para que a Vida pudesse surgir e desenvolver-se.
Qual o significado disto? Poderá ser uma prova da existência de um “Deus”? Ou estas coincidências podem ser explicadas sem recurso a uma entidade externa? Nesta palestra vamos responder a estas e outras questões.
Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
Ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional comemora os seus 100 anos de existência. As Noites no Observatório participam nesta celebração, juntando-se durante este ano aos múltiplos eventos e projetos a decorrer no mundo inteiro.
Nota Biográfica
João Lin Yun é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. É doutorado em Astronomia e Física pela Universidade de Boston e tem-se preocupado com os aspetos humanos da Ciência.
Para além do seu trabalho científico e pedagógico, é um apaixonado pelas manifestações culturais e sociológicas dos povos. Observa com curiosidade a espécie humana, cujo destino se tornou coletivo e global.