Noites no Observatório

Coincidências Cósmicas

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
Noites no Observatório "Coincidências Cósmicas"

Vivemos num Universo que parece ter sido ajustado de forma muito precisa para permitir a nossa existência. Dá-se o nome de “coincidências cósmicas” a estes ajustes finos, das leis Físicas, que parecem ter sido escolhidos propositadamente para que a Vida pudesse surgir e desenvolver-se.

Qual o significado disto? Poderá ser uma prova da existência de um “Deus”? Ou estas coincidências podem ser explicadas sem recurso a uma entidade externa? Nesta palestra vamos responder a estas e outras questões.

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional comemora os seus 100 anos de existência. As Noites no Observatório participam nesta celebração, juntando-se durante este ano aos múltiplos eventos e projetos a decorrer no mundo inteiro.

Nota Biográfica

João Lin Yun é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. É doutorado em Astronomia e Física pela Universidade de Boston e tem-se preocupado com os aspetos humanos da Ciência.

Para além do seu trabalho científico e pedagógico, é um apaixonado pelas manifestações culturais e sociológicas dos povos. Observa com curiosidade a espécie humana, cujo destino se tornou coletivo e global.

IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

Municipalities across Europe are unique in their size, structure and challenges.

Por Miguel Vitorino (DAEPHYS PhD student, Bio-PhysNano) e Mariana Romão (BioSYS PhD student, FunGP).

Going nano: exploring biological physics through atomic force microscopy

Formação ministrada por antigo aluno de Matemática de Ciências ULisboa.  Aconselha-se que leve o seu computador.

Workshop "Bee Shelters"

During this day, we will celebrate bees and their diversity. Bring something to share at lunch time and join us! We will learn about bees and their fascinating life's and in the afternoon build a beeshelter that you can implement in your plot of land/project/garden.

Por Martim Chichorro (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa).

Miguel Garcia Tavares Henriques defende a tese "Diverse Intrusion-tolerant Systems".

Por João Ascensão (Senior Data Science Manager, Farfetch).

Ciências ULisboa abre as portas a escolas, dando prioridade a alunos dos 10.º-12.º anos, para conhecerem a sua Unidade de Microscopia e alguns dos recentes avanços de uma área cuja constante evolu

Comemorações dos 30 anos do Tec Labs

Do Passado ao Futuro - 30 anos a impulsionar mudanças no mundo.

Por Silvius Klein (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio).

João Filipe Delgado dos Santos defende a tese "Regulation of CFTR trafficking and membrane anchoring: new insights into cAMP signalling".

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Os mecanismos e modelos árabes em Copérnico"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Jornadas do Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, a decorrerem nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio de 2019.

Por Marco Ferrante (Postdoctoral scholar, Mitrani Department of Desert Ecology, Jacob Blaustein Institutes for Desert Research, Ben-Gurion University of the Negev, Midreshet Ben-Gurion, Israel).

Videoconferência.

Planeia o teu futuro com o Mestrado em Química da FCUL!

Programa do evento disponível aqui.

Por Paulo Crawford (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).

Por Nuno Leite (Esri Portugal).

Conferência no âmbito do projeto MEDEA-CHART | CIUHCT "Johann Schöner’s Globe of 1523: The Final Resolution of the Crisis in Renaissance Cosmography"

Com Gregory McIntosh (Aluno de Doutoramento da FCUL, MEDEA-CHART/CIUHCT).

Esta palestra é de entrada livre e será proferida em inglês.

Apresentação dos cursos de Mestrado e Pós-Graduação do Departamento de Informática

Esta sessão tem como objetivo discutir as motivações e perspetivas associadas com a realização de um mestrado ou uma pós-graduação, apresentar a estrutura dos cursos e as disciplinas que estes envolvem e esclarecer as dúvidas que os potenciais interessados coloquem.

Por Mark Kirkpatrick (Professor of the Department of Integrative Biology, College of Natural Sciences, The University of Texas at Austin).

Noites no Observatório "Buracos Negros: Novos Horizontes"

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.