Conferência no âmbito do projeto MEDEA-CHART|CIUHCT

A importância de fontes textuais na cartografia náutica (séculos XIII a XVI)

Sala 8.2.19, FCUL, Lisboa

Por Bruno Almeida (Investigador pós-doc MEDEA-CHART/CIUHCT).

Sinopse: As cartas de navegar dos séculos XIII a XVI são documentos multifacetados, no sentido em que podem ser abordados seguindo diversos vetores de investigação. São comuns os estudos que incidem nos seus aspetos geográficos, políticos, simbólicos, heráldicos e filológicos. Mais recentemente, estes objetos têm sido investigados através de técnicas, como por exemplo métodos cartométricos, que permitem revelar mais sobre o seu cariz científico, técnico e prático.

Estas abordagens têm um enfoque comum, isto é, o objeto de análise é a própria carta de navegar. No entanto, apesar da riqueza de informação transmitida por estes documentos, a análise histórica centrada somente nos aspetos pictóricos das cartas sobreviventes pode não ser suficiente para resolver todos os seus enigmas: que procedimentos eram usados para as construir? Em que situações e por quem eram utilizadas as cartas? Como eram interpretadas por homens da ciência ou por leigos seus contemporâneos? Que problemas eram elencados pelos seus utilizadores? 

Para dar respostas a estas e outras questões alguns investigadores recorrem a fontes externas, destacando-se aqui as fontes literárias coevas de tipologia variada. Essas fontes, sejam portulanos, roteiros, relatos de viagens, livros técnicos, tratados de navegação, relações de bens, testamentos, prosa, poesia, etc., providenciam informações bastante úteis que, de outra forma, não poderíamos obter.

Este seminário apresenta uma análise da carta centrada em descrições fornecidas por importantes textos de cariz técnico. Assim, tendo como ponto de partida o livro de Miguel de Rodes (c. 1434), passando pelos tratados de Benedetto Cotrugli (c. 1464) e Francisco Faleiro (1535), pelo compêndio de Martin Cortés (1551) e terminando no Certaine errors in navigation de Edward Wright (1599), propõe-se um exame orientado destes textos e uma reflexão sobre a relevância destas fontes para o estudo da cartografia náutica coetânea.

11h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia | Projeto MEDEA-CHART
CIUHCT
Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de Carlos Paredes

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título do curso, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário de Geometria e Física, por Alejandro Calleja (Univ. Complutense, Madrid).

Seminário de Tese (Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais), por Friederike Peiffer.

Seminário de Lógica Matemática, por Pedro Ângelo (Universidade de Lisboa - LASIGE).

A reunião, aberta a toda a comunidade estudantil, tem como objetivo esclarecer os mecanismos processuais de formalização de todas as realidades associativas existentes, a potencial criação de novas e a implementação e funcionamento futuros do FAC

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática de CIÊNCIAS falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Talk @DI, por Alex Davidson (DI/FCUL).

Banner do Dia do DEGGE 2025.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título/data do programa, logótipo da ULisboa e fotografia de jovem a ouvir música de olhos fechados

Uma introdução à prática de meditação onde vais aprender a gerir as tuas emoções, pensamentos e desenvolver um relacionamento saudável contigo e com os outros - inscrições até 21 de fevereiro.

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Pormenor de pessoa sentada a ler um livro

Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.

Logótipo do evento

An annual event aimed to promote the research done by CIÊNCIAS Researchers in the field of Biotechnology, with a special emphasis on Blue and Green biotechnological solutions for a sustainable tomorrow.

NCPInTheHouse 2025

Registration on the workshop is free but mandatory - deadline: 24 February.

Se queres saber mais informações sobre os cursos de CIÊNCIAS, não deixes de participar!

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

Título "Bolsas Alumni Solidárias" e fotografia de grupo de alunos

As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro.

Pormenor de membro de orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa disponibilizar aos profissionais com formação universitária inicial ao nível da licenciatura os conhecimentos básicos e a informação necessária ao eventual futuro ingresso e exercício de funções em áreas Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 05 de fevereiro.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 05 de fevereiro

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

O curso forma profissionais para atividade na área das Análises Clínicas ou Patologia Clínica - candidaturas a decorrer.

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

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