Conferência no âmbito do projeto MEDEA-CHART|CIUHCT

A importância de fontes textuais na cartografia náutica (séculos XIII a XVI)

Sala 8.2.19, FCUL, Lisboa

Por Bruno Almeida (Investigador pós-doc MEDEA-CHART/CIUHCT).

Sinopse: As cartas de navegar dos séculos XIII a XVI são documentos multifacetados, no sentido em que podem ser abordados seguindo diversos vetores de investigação. São comuns os estudos que incidem nos seus aspetos geográficos, políticos, simbólicos, heráldicos e filológicos. Mais recentemente, estes objetos têm sido investigados através de técnicas, como por exemplo métodos cartométricos, que permitem revelar mais sobre o seu cariz científico, técnico e prático.

Estas abordagens têm um enfoque comum, isto é, o objeto de análise é a própria carta de navegar. No entanto, apesar da riqueza de informação transmitida por estes documentos, a análise histórica centrada somente nos aspetos pictóricos das cartas sobreviventes pode não ser suficiente para resolver todos os seus enigmas: que procedimentos eram usados para as construir? Em que situações e por quem eram utilizadas as cartas? Como eram interpretadas por homens da ciência ou por leigos seus contemporâneos? Que problemas eram elencados pelos seus utilizadores? 

Para dar respostas a estas e outras questões alguns investigadores recorrem a fontes externas, destacando-se aqui as fontes literárias coevas de tipologia variada. Essas fontes, sejam portulanos, roteiros, relatos de viagens, livros técnicos, tratados de navegação, relações de bens, testamentos, prosa, poesia, etc., providenciam informações bastante úteis que, de outra forma, não poderíamos obter.

Este seminário apresenta uma análise da carta centrada em descrições fornecidas por importantes textos de cariz técnico. Assim, tendo como ponto de partida o livro de Miguel de Rodes (c. 1434), passando pelos tratados de Benedetto Cotrugli (c. 1464) e Francisco Faleiro (1535), pelo compêndio de Martin Cortés (1551) e terminando no Certaine errors in navigation de Edward Wright (1599), propõe-se um exame orientado destes textos e uma reflexão sobre a relevância destas fontes para o estudo da cartografia náutica coetânea.

11h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia | Projeto MEDEA-CHART
CIUHCT
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas