Por Fernando Buitrago (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).
Já todos nos deparámos com imagens maravilhosas do Universo que nos deixam deslumbrados e cativam a nossa imaginação. Contudo, para além da sua componente estética, estas imagens revelam um vasto conhecimento científico.
Nesta sessão das Noites no Observatório, vamos apresentar dez imagens astronómicas icónicas, escolhidas especialmente pela sua enorme beleza, e tentaremos aprofundar o seu significado e as surpresas que escondem.
Tendo ainda em conta os acontecimentos recentes, falaremos sobre o último prémio Nobel da Física que foi atribuído à Astrofísica e Cosmologia.
Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
Nota Biográfica
Fernando Buitrago é licenciado em Física e Engenharia Informática pela Universidade de Salamanca. Após tirar o seu mestrado nos telescópios das Ilhas Canárias, obteve o seu doutoramento na Universidade de Nottingham estudando as maiores galáxias do Universo.
Trabalhou durante vários anos no Observatório Real de Edimburgo e atualmente é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
O Fernando gosta imenso de desfrutar das praias da Costa da Caparica.