O Universo Online

Os salteadores de tesouros da Via Láctea

Evento online
Imagem ilustrativa do evento e várias informações úteis

Tal como as demais galáxias, este enorme conjunto de estrelas, gás e poeiras a que chamamos Via Láctea é hoje diferente do que foi num passado longínquo.

Desvendar esse passado e o modo como a Via Láctea evoluiu até ao que nos é dado observar no presente continua a ser um dos grandes desafios da astronomia moderna.

Se quisermos melhor compreender o passado da Via Láctea, torna-se imperativo medir com precisão as propriedades dos seus blocos constituintes, ou seja, das estrelas que a compõem e, em particular, as suas idades. Como em qualquer sítio arqueológico, aqui começa o intrincado trabalho da Arqueologia Galáctica.

Descubra com Tiago Campante, do IA e da Universidade do Porto, em que consiste o trabalho desta fascinante área da astrofísica.

Assista, participe e coloque perguntas na transmissão em direto no canal de YouTube do IA.

IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Logótipo do projeto, título/data do evento e fotografia de cão com um ar aparentemente ansioso

Sessão do projeto Ciências em Harmonia, dia 04 de dezembro, pelas 17h30.

A conferência reúne múltiplos participantes de diferentes áreas em diálogo e cooperação, das ciências às humanidades e destas à arte e cultura, com um olhar atento e cuidadoso sobre os desafios e oportunidades da ciência, das novas tecnologias aplicadas à vida e, particularmente, do imperativo de responsabilidade, de todos e para todos, sobre o futuro da humanidade.

Lisbon AI Seminar, por Luís Correia (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Mattia Petrolo (CFCUL/GI1).

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia (Especialidade de Ecologia), por Sara Raquel da Costa Bento.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Rui Santos (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; e Centro de Física Teórica e Computacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Mesa-redonda com a participação de João Neto (Museu da Farmácia), Marta Lourenço, Miquel Carandell Baruzzi (Universitat Autònoma de Barcelona) e Beatriz Medori (CIUHCT).

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Georgios Skretas (Institute for Bio-innovation, Biomedical Sciences Research Center "Alexander Fleming", Vari, Greece / Institute of Chemical Biology, National Hellenic Research Foundation, Athens, Greece).

Seminário no âmbito do Mestrado em Bioestatística, por Rita Gaio (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e imagens de mapas antigos

Henrique Leitão (Ciências ULisboa) participa na mesa-redonda "Lugares da Globalização - Perspetivas de Futuro”.

Título, local e data do evento, acompanhados de logótipos do Horizon 2020 e União Europeia

TWIN2PIPSA Workshop - register now!

Seminário E3GLOBAL, por Marta Macedo (IHC - NOVA FCSH/ IN2PAST).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Andreas Bender (Department of Statistics at LMU Munich and Senior Consultant at the Statistical Consulting Unit - StaBLab).

Título/local/data do evento e logótipo do LIP e entidades associadas à iniciativa

Uma viagem em que os visitantes irão conhecer o LIP e os lugares para onde viajamos diariamente no nosso trabalho.

Seminários em Recursos Naturais Vegetais, por Luís BonifácioJorge Faria (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

Oficina de Introdução à Estacaria.

Título/data do evento e fotografia da oradora

Masterclass com a presença de Teresa Vieira, que irá elucidar os vários passos de criar uma empresa.

Fotografia antiga de quatro ciclistas

Workshop no âmbito do projeto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa.

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Sandra Macedo-Ribeiro (Group Leader of the Biomolecular Structure & Function Lab at i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Carolina Resende (Universidade de Lisboa).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Gloria Clifton (Royal Museums Greenwich).

Ilustração representativa de produtos alimentares dentro de uma caixa

Participe nesta campanha solidária até ao dia 14 de dezembro.

Título da iniciativa a fotografia de planta

The second call for funding measures on Student Activities is open until 15 December 2023.

Logótipo do projeto, sobre uma fotografia do mar em tons de verde

Apresentação de candidaturas até 15 de dezembro de 2023.