CELab PhD Seminars

Digital spaces of loneliness and intimacy

Videoconferência

Por Lucy Osler (Cardiff University).

The internet seems like an inherently social place – offering numerous platforms for chatting and sharing with, commenting on, and watching and listening to others. Yet, the internet has a bad rep when it comes to sociality. Sherry Turkle (2017) draws attention to the swaths of individuals who feel that their large digital social networks leave them feeling disconnected and alone. In a similar vein, Laura Candiotto (2022) claims that hyperconnectivity drives loneliness. In this presentation, I consider how the specific design of particular digital platforms (e.g., Twitter, WhatsApp, and Massively Multiplayer Online games) create spaces that promote loneliness and intimacy.

Bio: Lucy Osler is a philosophy Lecturer at Cardiff University. She specialises in phenomenology, 4E approaches to cognition and affectivity, and phenomenological psychopathology. Her current research is focused on investigating the structures of digital spaces and exploring how they impact our social relations and experiences.


Transmissão via Zoom.

16h00-18h00
Anna Ciaunica, Giulia Chiosini Hambsch, Tânia Couto e Víctor Vila Ramírez
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.