Exposição que resulta da parceria entre o Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência e o artista gráfico Edgar Ascensão e que propõe, pela primeira vez na história, cruzar o olhar único da arte com as grandes conquistas da ciência. Para cada filme, é escolhido um acontecimento científico, contemporâneo com a sua data de lançamento, ao longo de sete décadas, relatando o modo como a arte pode imitar a realidade e vice-versa.
Desde o mais recente “O Marciano”, passando por “Parque Jurássico” até ao primeiro capítulo de “A Guerra das Estrelas”, são cerca de 25 filmes que contam uma história ímpar do conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Também única na medida em que cada apresentação, cada ilustração, cada poster, é uma visão e um acréscimo ao mundo da sétima arte.
Um desafio inédito para os posters alternativos, género que tem ganho cada vez mais terreno e que tenta, a partir de um conceito, de um duplo sentido, de uma mensagem escondida, dar uma imagem nova aquela obra. Edgar Ascensão, licenciado em Artes da Imagem e repórter de imagem na SIC, encontrou no desenho de posters alternativos um modo de exprimir o seu amor pelo cinema. Tem um blogue e uma plataforma online onde publica os seus trabalhos, muitos já com um reconhecimento mundial. Recentemente publicou o segundo volume do livro que compila todas as suas criações “Posters Caseiros Vol. II”.
A exposição “Posters com Ciência” é inaugurada num dos dias mais importantes da sétima arte, o da cerimónia de entrega dos Óscares! Assim, será estendida a passadeira vermelha para uma tarde cheia de ciência, cinema e muitas, muitas surpresas! Apareça, a entrada é gratuita!