Jornadas Científicas da ULisboa 2024

Salão Nobre, Reitoria da ULisboa
Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Com a crescente presença das tecnologias digitais no nosso quotidiano, a IA emerge como uma força transformadora que está a revolucionar a forma como trabalhamos, comunicamos e interagimos. Estas Jornadas servirão como um espaço de diálogo interdisciplinar, onde se discutirão as implicações multifacetadas da IA no trabalho. Ao mesmo tempo que abraçamos as oportunidades proporcionadas pela IA, é fundamental considerar as suas consequências éticas, sociais e económicas. Questões como o impacto na educação, emprego, governança e sociedade serão abordadas, incluindo a necessidade de mudanças nas políticas educativas, a preparação dos diplomados para o mercado de trabalho e o papel humano no futuro do trabalho.

Serão debatidas diversas perspetivas sobre o uso da IA em várias áreas profissionais, desde as artes às tecnologias, passando pelas suas consequências na inovação e desafios éticos. Através de uma conferência de abertura, um painel de discussão e uma sessão interativa, estas Jornadas visam promover o debate num mundo em que a IA impulsiona o progresso, promove o bem-estar e aumenta a eficiência, ao mesmo tempo que se pretende garantir um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Entrada livre, mediante inscrição.

As Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa incluem, no fecho do seu programa, a Cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Geometry and Physics Seminar, por Sean Lawton (George Mason Univ.).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Lisbon AI Seminar, por Klaus Gärtner (CFCUL/RG2).

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!