3.ª edição das Jornadas de Bioinformática do Instituto Politécnico de Setúbal

A Bioinformática no Combate à COVID-19

Transmissão através de Videoconferência
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de informações adicionais (logótipo do IPS, datas e link)

A 3.ª edição das Jornadas de Bioinformática, numa adaptação ao contexto de confinamento a que estudantes, docentes e investigadores estão a viver, realiza-se em múltiplas sessões de videoconferência distribuídas no tempo, com início no dia 25 de maio de 2020 e final a meados de junho. Além de algumas atividades que são dinamizadas para os estudantes da Licenciatura em Bioinformática do IPS, estas jornadas terão como tema "A Bioinformática no Combate à COVID-19".

Estas jornadas destinam-se a todos os profissionais da área, estudantes interessados e membros da comunidade (autarquias, empresas municipais, entidades e empresas privadas, etc.).

Todas as sessões decorrerão na plataforma Zoom, sendo enviada antes de cada sessão a senha de acesso a todos os inscritos nas jornadas. A inscrição nas jornadas de Bioinformática é gratuita, mas necessária.

Sessões já agendadas:

• 25 de maio, 16h: abertura e comunicação “Características gerais do SARS-Cov-2 e o seu papel na pandemia COVID-19” (Helena Caria, IPS);
  • 26 de maio, 14h: “Biosurfit, a inovação point-of-care no combate à Covid-19” (Pedro Gomes, Biosurfit).

Programa completo, inscrições e mais informações disponíveis em http://jbi.estbarreiro.ips.pt/.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações, agora também no Algarve.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Carlota Andrés  (LIP).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Mathematical Logic Seminar, por Maria Osório Costa (CMAFcIO, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.