Conferência

The Web-of-Life - An Evolutionary Stimulus in Changing Environments?

Anfiteatro, Fundação da FCUL, Lisboa

Michael Arnold
Distinguished Research Professor, Department of Genetics, University of Georgia, Athens, Georgia, USA

“One of the most spectacular facets of the newer studies of evolution has been the demonstration that evolution has not proceeded by slow, even steps but that seen in the large there have been bursts of creative activity.” With this provocative statement, Anderson and Stebbins (1954) began their description of Hybridization as an Evolutionary Stimulus. Their arguments concerning the role of natural hybridization in promoting evolutionary innovations emphasized the catalyst of genetic admixture leading to introgressed genomes and hybrid species. In particular, they predicted that recombination between divergent genomes had provided the material necessary for natural selection to rapidly produce novel phenotypes capable of invading the niches opened during climatic perturbations. In this seminar, I will consider “climate change” to include environmental fluctuations caused by climatic shifts or by dispersal to a different habitat regime; it includes both micro- and macro-habitat modifications. This broadened definition is chosen intentionally in order to reflect how temporally- and geographically- widespread climate change has been and thus how often it catalyzes evolutionary innovations through associated genetic exchange. In addition to the conceptual breadth provided by this definition, I will highlight the organismic diversity reflecting genetic admixture during climate perturbations by discussing examples from across different domains of life. Using a diversity of clades I will thus illustrate the creative outcomes of genetic admixture associated with climatic shifts, including adaptive evolutionary change and biodiversification (as reflected by the origin of single evolutionary lineages as well as entire adaptive radiations).

14h00-15h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.