Ciclo de Conferências "Ao Encontro da Sociedade"

Vacinas: o Bem Social e a Autonomia Individual

Transmissão através de Videoconferência

Na Academia Real das Ciências de Lisboa, Bernardino António Gomes e outros fundaram, em 1812, a Instituição Vaccínica, para promover a vacina contra a varíola, que Edward Jenner aplicara pouco mais de uma década antes.

As vacinas ajudaram a erradicar doenças infeciosas fatais e são um dos pilares mais sólidos da medicina preventiva.

Pelos seus benefícios para a saúde pública, adquiriram uma grande popularidade, contestada nas últimas décadas, com base em estudos comprovadamente falsos, mas que tiveram grande repercussão mediática, com efeitos negativos na aceitação dos planos de vacinação.

A disseminação da SARS-CoV 2 faz centrar na vacinação a melhor expectativa para suster a pandemia, e retoma a reflexão sobre os valores que a sua administração põe em confronto: a liberdade e a autonomia individuais e o benefício coletivo na promoção da saúde como um bem público global.

O acesso é livre, mediante inscrição prévia - os dados de acesso Zoom serão enviados por e-mail.

A sessão será igualmente transmitida através do canal de YouTube da Academia das Ciências de Lisboa.

Academia das Ciências de Lisboa

Evento cancelado.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Banner do evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores 2022, sobre um fundo verde

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem a grande festa da ciência.

Pormenor do catálogo da Mostra Bibliográfica

Mostra bibliográfica disponível de 03 de outubro a 30 de novembro de 2022.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.