A Astronomia é ameaçada por muitas inexatidões, ou mesmo mentiras, que ao serem muito repetidas as tomamos por verdade. Tomemos por exemplo algumas ideias falsas: “Astronomia e Astrologia são a mesma coisa”, “Nada pode viajar mais rápido do que a luz”, ou “O Big Bang foi uma grande explosão”.
Em momentos em que parte da sociedade toma a ciência por algo mágico, é importante combater conceitos errados. A ciência, e a Astronomia em particular, é uma ferramenta para compreendermos o que nos rodeia, o Universo e a nós próprios.
Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
Nota Biográfica
Fernando Buitrago é licenciado em Física e Engenharia Informática pela Universidade de Salamanca. Após tirar o seu mestrado nos telescópios das Ilhas Canárias, obteve o seu doutoramento na Universidade de Nottingham estudando as maiores galáxias do Universo.
Trabalhou durante vários anos no Observatório Real de Edimburgo e atualmente é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
O Fernando gosta imenso de desfrutar das praias da Costa da Caparica.