Semana da Ciência e da Tecnologia 2017 - Centro de Ecologia, Evolução, e Alterações Ambientais

A importância de ser simbiótico

FCUL, Lisboa

Tipo de Evento Workshop

Público Alvo Professores

Descrição Muitos seres vivos vivem em sociedade, e muitos deles vivem no estado de simbiose, sendo alguns simbiontes obrigatórios. Ou, seja, não conseguem viver sem os seus parceiros.
Nesta atividade vamos apresentar dois exemplos de associações simbióticas obrigatórias: os líquenes e as micorrizas. Enquanto os líquenes são associações entre uma alga ou cianobactéria e um fungo, as micorrizas são fungos que se associam a plantas superiores.
Ambos têm características interessantes, pois estão adaptados a ambientes extremos e são tolerantes a fatores de stress, como a seca, falta de nutrientes ou o aumento da temperatura. Têm por isso um papel importante no nosso quotidiano, para a produção de alimentos, saúde ambiental e outros serviços do ecossistema, embora passem despercebidos para a maioria da população.
Faremos uma pequena introdução à biologia e ecologia dos líquenes e micorrizas, seguido por uma demonstração das suas aplicações práticas, principalmente na agricultura, restauração ambiental, biomonitorização e estabelecimento de boas práticas ambientais.
Para terminar, apresentaremos algumas atividades simples que poderão ser desenvolvidas com estudantes, desde uma simples observação no campo até à avaliação dos impactos de poluentes no ar.

Número máximo de participantes 20

Inscrições aqui

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução, e Alterações Ambientais

Queres inovar o teu currículo e não sabes como?? Queres apostar na tua formação? Então esta é a oportunidade ideal para ti!!

Por Emma Berdan (Department of Marine Sciences, University of Gothenburg, Sweden).

Por Pedro Miranda (FCUL).

A iniciativa pretende perpetuar a fluidez do conhecimento na comunidade da Faculdade de Ciências, bem como reter o interesse dos alunos nos eventos de divulgação científica.

Por Jafar Adibi (Talkdesk - Head of Data Science and AI).

Candidaturas abertas até 28 de fevereiro de 2018.

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

Por Clara Cordeiro (CEAUL & Departamento Matemática, FCT - Universidade do Algarve).

Por Muhammad Ali Khan (FCUP).

Por Pedro Moura (CMAF-CIO, Ciências – ULisboa).

O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.

Por Alice Soares (Scientific Officer, Data Processing and Forecasting Systems, Weather and Disaster Risk Reduction Services Department, World Meteorological Organization).

A Jerónimo Martins estará presente na FCUL com o evento “Kick Start Your Morning, Kick Start Your Future”.

Apply now for activities assisting start-ups and SMEs.

Candidaturas a decorrer até 02 de março de 2018, mediante preenchimento de formulário disponível em www.bluepharma.pt/innovationaward.

A Universidade de Lisboa atribuirá o título de Doutor Honoris Causa à Professora Doutora Bernadette Bensaude-Vincent, por proposta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Por Daniel Barlet (Inst. Élie Cartan, Lorraine).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Está a decorrer o período para a apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do Fundo Azul, direcionado a:

A specialized course on the Physics at the Large Hadron Collider is organized by LIP in the framework of the International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology (IDPASC).

Sessão dirigida aos alunos finalistas de qualquer ciclo de estudos da FCUL.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Por Paulo Amorim (Instituto de Matemática - Universidade Federal do Rio de Janeiro).

As provas, requeridas por Filipe Medeiros Rosas, decorrem nos dias 08 e 09 de março de 2018.

A Comissão Europeia lançou recentemente uma série de consultas públicas, agregadas por áreas políticas, para a preparação do próximo orçamento europeu a longo prazo, pós-2020 (MFF).