Semana da Ciência e da Tecnologia 2017 - Centro de Ecologia, Evolução, e Alterações Ambientais

A importância de ser simbiótico

FCUL, Lisboa

Tipo de Evento Workshop

Público Alvo Professores

Descrição Muitos seres vivos vivem em sociedade, e muitos deles vivem no estado de simbiose, sendo alguns simbiontes obrigatórios. Ou, seja, não conseguem viver sem os seus parceiros.
Nesta atividade vamos apresentar dois exemplos de associações simbióticas obrigatórias: os líquenes e as micorrizas. Enquanto os líquenes são associações entre uma alga ou cianobactéria e um fungo, as micorrizas são fungos que se associam a plantas superiores.
Ambos têm características interessantes, pois estão adaptados a ambientes extremos e são tolerantes a fatores de stress, como a seca, falta de nutrientes ou o aumento da temperatura. Têm por isso um papel importante no nosso quotidiano, para a produção de alimentos, saúde ambiental e outros serviços do ecossistema, embora passem despercebidos para a maioria da população.
Faremos uma pequena introdução à biologia e ecologia dos líquenes e micorrizas, seguido por uma demonstração das suas aplicações práticas, principalmente na agricultura, restauração ambiental, biomonitorização e estabelecimento de boas práticas ambientais.
Para terminar, apresentaremos algumas atividades simples que poderão ser desenvolvidas com estudantes, desde uma simples observação no campo até à avaliação dos impactos de poluentes no ar.

Número máximo de participantes 20

Inscrições aqui

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução, e Alterações Ambientais
Conferências CIUHCT "A Expurgação da Ciência e a Ciência das Expurgações"

Através da publicação periódica do Index Librorum Prohibitorum e de visitas a navios, livrarias e bibliotecas, a Inquisição controlava a venda, posse e leitura de obras proibidas no império português.

Marco António de Sousa e Silva dos Santos Mendes defende a tese "Deformations of Legendrian Curves".

Cláudia Alexandra Cerqueira Fernandes defende a dissertação "A influência da presidência de Trump sobre as séries financeiras americanas".

Raquel Ramos Martins defende a dissertação "Modelos de Notação de Risco de Crédito - Rating de Empresas".

Iara de Almeida Ivo defende a dissertação "Optimizing Miniature Electrodes and Current Approaches to EEG Analysis".

Última aula 2018/2019 de Atividade Seguradora "Seguros de saúde: modelo de negócio presente e futuro"

A disciplina de Atividade Seguradora é oferecida aos alunos do Mestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão ao abrigo de um protocolo de colaboração assinado entre Ciências ULisboa e a Fidelidade.

Inês Nunes Sousa defende a dissertação "Design of an endovascular morcellator for the surgical treatment of Equine Cushing's disease".

Tânia Sofia Ferreira Gonçalves defende a dissertação "Engineering Silica-based Micro- and Nano- Janus Biocatalytic Motors for Biomedical Applications".

Com o objetivo de assinalar o Ano Europeu do Património Cultural 2018, a Academia de Ciências de Lisboa acolhe o colóquio Matemática e Património Cultural.

Por João Coelho (LOLS, IBEB).

Isa Maria Nunes de Matos defende a tese "Gene expression regulation in allopolyploid fish".

André Filipe Neves Vieira defende a dissertação "Solução integrada de suporte ao IT alavancado no paradigma do New IT".

Por Harbir  Antil (George Mason University).

Ana Rita Dias Marques da Costa defende a dissertação "Use of Social Techniques in the PersonAAL Platform".

Carlos Miguel Ribeiro Duarte defende a dissertação "ISIAAW - Interpretação Semântica de Imagens na Avaliação da Acessibilidade Web".

Acácio Manuel Brinco Moreira defende a dissertação "As Music Goes By: Navegação e Visualização Interativa de Músicas em Versões e Filmes ao Longo do Tempo".

Carla Sofia de Almeida Matos Bernardino defende a dissertação "Media4WellBeing: Media nos Estados Emocionais, Bem-Estar e Saúde".

Um Natal fora da Terra

Por Pedro Machado (IA e Ciências ULisboa).

Candidaturas 2019/2020 - Programa Erasmus +

De 1 a 31 de dezembro, candidata-te a um período de estudos ou estágio.

Logótipo do e-Learning Lab da ULisboa

Workshop concebido especificamente para ajudar os docentes e investigadores da ULisboa na configuração de testes online, utilizando a plataforma Moodle.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.

Por Juha Videman (CAMGSD, Instituto Superior Técnico).

Katlene Aline Fortes Brito defende a dissertação "Determinação de rotas para um navio de investigação utilizado em campanhas de pesca".

Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Por Nuno Santos (IA/Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e Ricardo Louro (ITQB-NOVA).

Inscrições mediante envio de formulário de inscrição preenchido, acompanhado de comprovativo de pagamento, até 04 de janeiro de 2019 para