Semana da Ciência e da Tecnologia 2017 - Centro de Ecologia, Evolução, e Alterações Ambientais

A importância de ser simbiótico

FCUL, Lisboa

Tipo de Evento Workshop

Público Alvo Professores

Descrição Muitos seres vivos vivem em sociedade, e muitos deles vivem no estado de simbiose, sendo alguns simbiontes obrigatórios. Ou, seja, não conseguem viver sem os seus parceiros. 
Nesta atividade vamos apresentar dois exemplos de associações simbióticas obrigatórias: os líquenes e as micorrizas. Enquanto os líquenes são associações entre uma alga ou cianobactéria e um fungo, as micorrizas são fungos que se associam a plantas superiores. 
Ambos têm características interessantes, pois estão adaptados a ambientes extremos e são tolerantes a fatores de stress, como a seca, falta de nutrientes ou o aumento da temperatura. Têm por isso um papel importante no nosso quotidiano, para a produção de alimentos, saúde ambiental e outros serviços do ecossistema, embora passem despercebidos para a maioria da população. 
Faremos uma pequena introdução à biologia e ecologia dos líquenes e micorrizas, seguido por uma demonstração das suas aplicações práticas, principalmente na agricultura, restauração ambiental, biomonitorização e estabelecimento de boas práticas ambientais. 
Para terminar, apresentaremos algumas atividades simples que poderão ser desenvolvidas com estudantes, desde uma simples observação no campo até à avaliação dos impactos de poluentes no ar. 

Número máximo de participantes 20

Inscrições aqui

10h00-13h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução, e Alterações Ambientais