Ser Cientista 2023

Ciências ULisboa
Logótipo do programa e fotografias de jovens investigadores

Vem investigar connosco!

Esta atividade é dirigida a todos os alunos que frequentem, no presente ano letivo, o 10.º, 11.º ou 12.º ano de escolaridade.

Visa proporcionar aos alunos do ensino secundário uma aproximação à realidade da investigação científica, pela integração no dia-a-dia dos cientistas de diferentes áreas de Ciências.

Ao longo de uma semana, os participantes vão poder realizar, por si próprios, um projeto científico acompanhados pelos docentes e investigadores da nossa Faculdade.

A 8.ª edição do "Ser Cientista" realiza-se entre 24 e 28 de julho de 2023.

A participação na atividade tem um custo de 55 euros (almoços incluídos), a pagar apenas, caso o candidato seja selecionado.

Candidaturas

As candidaturas decorrem até 23 de junho de 2023.

Cada participante que frequente o 10.º, 11.º ou 12.º ano em 2022/2023, pode candidatar-se aos projetos disponíveis através do formulário de candidatura, passando posteriormente por um processo de seleção.

No formulário, cada participante pode candidatar-se a mais do que um projeto (independentemente da área científica do mesmo). Para além de selecionar o(s) projeto(s) a que se candidata, é necessário organizá-los por ordem de preferência. No formulário é também pedido que submeta os comprovativos de notas do 1.º e 2.º períodos do atual ano letivo. Caso não os consiga submeter no formulário, pedimos-lhe que posteriormente nos envie por e-mail, para aci@ciencias.ulisboa.pt

A seleção dos alunos para cada projeto terá em conta a média das duas melhores notas obtidas em cada período (selecionadas entre as seguintes disciplinas: Biologia / Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática A, Geometria Descritiva A ou Economia).

Apresentação de Projeto de Tese (Doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução), por Paola Vanessa Sierra-Baquero.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de arquivo de trabalhadores agrícolas

Seminário E3GLOBAL, por José Pedro Monteiro (CECS / UMINHO).

Logótipo de Ciências ULisboa, título do curso e mosaico de imagens relacionadas com a bioquímica e biomedicina

A 6.ª edição do evento contará com 30 comunicações dos alunos em dissertação, 8 dos quais a partir de instituições internacionais.

Palestra por Ricardo Waizbort (Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Matthias Hofmann (Texas A&M).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Marta Passadeiras (Universidade de Lisboa).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Stephanie Joy Mawson (ICS-ULisboa).

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Submissão de propostas até 31 de janeiro.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.