Palestras

Antecipar o clima, na Terra e no Espaço

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos - Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Vista do furacão Ike, a partir da Estação Espacial Internacional

Vista do furacão Ike (10 de setembro de 2008) a partir da Estação Espacial Internacional

NASA

Dois investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço trazem, numa conversa com a assistência, dois temas ligados ao clima: as Alterações Climáticas – os impactos da atividade humana no nosso planeta –, e o Clima Espacial – os impactos da atividade do Sol na nossa sociedade cada vez mais tecnológica:

Crise Climática e Ambiental: factos, soluções e o tempo de agir que se esgota

Por João Lin Yun (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

A catástrofe climática está a acontecer, e é uma das certezas que a sociedade que construímos persiste em ignorar. O trabalho de milhares de cientistas avisa-nos e oferece-nos soluções para evitar as suas piores consequências.

Alterando os nossos padrões de consumo e mudando comportamentos, influenciamos governos e empresas, e retrocedemos nesta trajetória em que estamos a destruir os sistemas que mantêm o equilíbrio no planeta, provocando o desaparecimento de muitas espécies, e pondo severamente em risco a nossa própria espécie.

Nesta breve palestra, conheça o que podemos fazer, e de que forma a Astronomia pode oferecer uma visão e atitude transformadoras da sociedade.

Tempestade em órbita (Clima Espacial)

Por Teresa Barata (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)

O Sol é por vezes fonte de fenómenos extremos que ameaçam a nossa sociedade altamente tecnológica, perturbando redes de energia e de comunicações, com impactos sociais e económicos no nosso dia-a-dia.

A atividade do Sol e as suas consequências é designada por Clima Espacial. Conheça o que está a ser feito, em Portugal e no mundo, na previsão da atividade solar e na mitigação dos seus impactos humanos e económicos.

Os dois temas serão introduzidos em curtas apresentações, seguidas de conversa e respostas às perguntas da assistência - Entrada livre!

Conversa pública de encerramento do evento “Em Órbita”, coorganizado pelo IA, pela The Science Project e pelo Município de Oeiras.

Um programa dirigido aos alunos de Licenciatura e de 1.º ano de Mestrado.

Philosophical metatheories have had a great development in recent times. They have been used to reconstruct theories in many different scientific fields, from physics to biology to the social sciences. However, they lack means to systematically test the adequacy of their products.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artem Ryabov (Charles University, Prague, Czech Republic).

.

Cognitive sciences have approached social cognition from two complementary perspectives. On one hand, social psychology and behavioural economics have mostly emphasized mentalizing, social perception, and our ability to model other minds. On the other hand, developmental psychology and motor neuroscience have more focused on imitating, social interaction, and our propensity to coordinate with others’ behaviour.

Logótipo do evento

O conceito de One Health assenta no reconhecimento da necessidade de abordar as políticas de saúde numa perspetiva de interdependência humano-animal-ambiente.

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems. Basic knowledge will be provided through theoretical and practical lessons on how to select and use the most suitable metrics based on the analysis of multiple compartments of the ecosystems.

O evento visa reunir investigadores interessados na aplicação de isótopos estáveis em estudos ecológicos e na utilização de dados históricos de biodiversidade disponíveis em coleções museológicas.

Logótipo e data do evento

“There is often a considerable difference between what we think people need and what people want to use”. This is our perspective on how technology should be developed and will serve as the motto of this event.

Título e data do evento, sobre uma fotografia da Ponte Vasco da Gama (Lisboa)

O evento decorre de 12 a 14 de julho de 2022, sob o lema CHEMISTRY: Forging bonds, e destina-se a todos os investigadores e alunos da ULisboa.

Banner do evento

The program will consist of plenary lectures, oral, flash and poster communications, and a round table about Science Communication.

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets. It also includes an in-depth review of the different types of data used to measure biodiversity and their problems and limitations.

Banner do evento

Estaremos hoje habilitados a prever o impacto da atividade humana no clima e a inferir daí a insustentabilidade do nosso modo de vida?

Logótipo do programa

Após 2 anos de interregno, o programa Ser Cientista está de regresso!

Imagem alusiva ao prémio

Candidaturas até 31 de julho.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Programa a disponibilizar futuramente.