Noites no Observatório

Planeta Terra - catástrofe em câmara lenta

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
IA

Por João Lin Yun (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

O estado de emergência planetária foi declarado, mas como consumidores, viciados em combustíveis fósseis, tornamos cada vez mais provável a catástrofe que se aproxima e que tornará impossível a civilização humana tal como a conhecemos.

Quais os riscos reais que a espécie humana enfrenta antes do meio do século e de que não se fala? Se vier a esta palestra, faça-o por sua conta e risco! Poderá não sair dela intacto!

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Nota Biográfica: João Lin Yun é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. É doutorado em Astronomia e Física pela Universidade de Boston e tem-se preocupado com os aspetos humanos da Ciência.

Para além do seu trabalho científico e pedagógico, é um apaixonado pelas manifestações culturais e sociológicas dos povos. Observa com curiosidade a espécie humana, cujo destino se tornou coletivo e global.

IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva
Título, data, orador e localização do evento

RSS Meetup, por Afonso Falcão (LASIGE, DI-FCUL).

Composição de fotografias de alunos e da Reitoria da ULisboa

A ULisboa participa nos webinars “Universidade de Lisboa - Um diploma com marca internacional”, dirigidos à América Latina e ao Brasil.

Título e imagem ilustrativa do evento

Webinars da redeSAÚDE, uma das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Imagem ilustrativa do evento (microfone)

Nesta sessão dos Encontros de Comunicação em Ciência(s) serão apresentados alguns projetos, de âmbito nacional e internacional, que têm como ponto em comum comunicar ciência para crianças e jovens.

Logótipo do evento

O congresso tem como tema "Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação".

Encontro Scientia, por Leonor Rodrigues (EE - cE3c).

Geometry Webinar, por François Petit (Univ. Paris).

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Logótipo do Encontro Ciência 2021

O tema do evento, “A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia”, lança o mote para os principais temas, desafios e oportunidades da ciência em 2021 que se faz em Portugal e na Europa.

Colóquio de Matemática, por José Agapito Ruiz (Investigador no Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Desenho de campo e atividades agrícolas

Se tem um projeto inovador, candidate-se até 16 de julho.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Título, data e localização do evento

From experiments to foundations. Seeking more intelligible explanations for Quantum Phenomena.

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa.