Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga

Searching for comets in Late Medieval manuscripts

Sala 8.2.12, Ciências ULisboa

Por Nerea Maestu Fonseca (Universidad Complutense de Madrid).

The observation and representation of comets has intertwined the history of art and science since ancient times. Comets were observed and recorded as exceptional phenomena and from very early on they were linked to catastrophes, such as earthquakes, pestilences, or royal deaths. Codes were defined to decipher the message they announced depending on their appearance, location in the celestial vault and proximity to planets. Hence, their representation was a fundamental aspect that will be analysed in this presentation through the examples of various Late Medieval treatises on comets, like the Liber de significatione cometarum (c.1238), which were illuminated in manuscripts dated in the 14th and 15th centuries.

Cartaz do evento

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.