Seminário

Finders, Keepers: Statistical fluctuations, causality, and whatnot in particle physics (Evento cancelado)

Transmissão através de Videoconferência

Evento cancelado.

Speaker: Pietro Vischia (Université Catholique de Louvain - UCL).

Classical hypothesis testing constitutes the backbone upon which scientific results are produced in most fields, but it is now under attack as a facilitator of the socalled reproducibility crisis. Although classical testing has been paramount to the discovery of the Higgs boson and the "five-sigma" threshold is considered more robust than the two-sigma threshold used in other fields, the approach has intrinsic limitations even in particle physics.

I will review the classical approach, comparing it with the Bayesian one, and delve into a few spectacular examples of "flukes" from particle physics.

Finally I will give a few perspectives in view of the latest debates on the topics of severe testing and causality in statistical inference.

Video: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99842372416.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.