BioISI Research Seminar

The early phase of β2-microglobulin aggregation

Perspectives from molecular simulations

Transmissão através de Videoconferência

Por Patrícia Faísca (Bio-PhysNano | BioISI/FCUL).

Protein β2-microglobulin is the causing agent of two amyloidosis: dialysis related amyloidosis (DRA), affecting the bones and cartilages of (>700K) individuals worldwide with chronic renal failure undergoing long-term hemodialysis, and a fatal systemic amyloidosis, found in one French family, which impairs visceral organs. The protein’s small size and its biomedical significance attracted the attention of theoretical scientists and there are now several studies addressing its aggregation mechanism in the context of molecular simulations. In particular, we have been focusing on the early phase of β2-microglobulin aggregation through the identification, and structural characterization, of monomers with the ability to trigger aggregation, and initial small oligomers formed in the so-called nucleation phase. In this seminar I will overview some of our recent results and integrate our findings with those coming from in vitro experiments to provide a broader perspective of this research theme.

Transmissão em direto via Zoom.

BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas
Título/local/data do evento, logótipos das entidades promotoras e fotografia de árvore de natal

Hoje, a partir das 19h00, no Grande Auditório de Ciências ULisboa.

Título, local e data do evento, acompanhados de fotografias dos oradores

TWIN2PIPSA Expert Seminars, por Francesco Pesce Matteo Cagiaga (University of Copenhagen).

Uma em cada três populações de aves portuguesas está ameaçada de extinção.

Título/data do evento e fotografia da oradora

Masterclass com a presença de Teresa Vieira, que irá elucidar os vários passos de criar uma empresa.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Jesús Gómez-Gardeñes (University of Zaragoza, Spain).

Título/data do evento e pormenor da exposição

Inez Wijnhorst (autora), Henrique Leitão e Pedro Freitas (curador) exploram a exposição "Cem Meias Medidas: desenhos e gravuras de Inez Wijnhorst".

Fotografia antiga de quatro ciclistas

Workshop no âmbito do projeto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Ana Luísa Silva (CESAM - University of Aveiro).

Seminário Doutoral I no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Celso José Miguel Paulo.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Valentina Lozza (LIP).

Ilustração representativa de produtos alimentares dentro de uma caixa

Participe nesta campanha solidária até ao dia 14 de dezembro.

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Sandra Macedo-Ribeiro (Group Leader of the Biomolecular Structure & Function Lab at i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Carolina Resende (Universidade de Lisboa).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Gloria Clifton (Royal Museums Greenwich).

Logótipo do projeto, sobre uma fotografia do mar em tons de verde

Apresentação de candidaturas até 15 de dezembro de 2023.

2.ª edição do workshop organizado por Luís Ribeiro e Francisco Malta Romeiras (CIUHCT), com a participação de investigadores cujo trabalho incide sobre o "early modern knowledge."

Pedro Nunes' Lecture, por Richard A. Davis (Howard Levene Professor of Statistics, Columbia University).

Museu de Lisboa - Teatro Romano

Saturno, um deus tão importante que o seu nome foi dado ao segundo maior planeta do sistema solar.

Título da iniciativa a fotografia de planta

The second call for funding measures on Student Activities is open until 15 December 2023.

Mathematical Logic Seminar, por Eduardo Skapinakis (NOVAMath, Universidade Nova de Lisboa).

Título/data do evento e fotografia de orquestra em tons natalícios

Concerto de Natal da ULisboa / Alumni ULisboa.

Logótipo do Jardim Matemático (ilustração de livro aberto, 2 flores e diversos símbolos matemáticos)

És aluno do secundário? Então este novo projeto é para ti!

Fotografia de objetos pretos e laranjas, representando pontos de interrogação

Inquérito disponível até 18 de dezembro.

Título/data/local do evento, sobre uma fotografia do Cais das Colunas (Lisboa) ao amanhecer

Algebra, Combinatorics, Differential Equations, Geometry, Logic, Matrix Theory and Operational Research.

Logótipo do evento

Don’t forget to register until 10 December!